Está comprovado que deve fazer alongamentos antes e depois do treino. Mantenha esses bons hábitos aumentando ainda mais a sensação de bem-estar com uma ajuda da sua parceira.
Artigo de Francisco Correia
19-07-2017
Se a vontade de ir ao ginásio não abunda, talvez ela lhe possa dar uma ajuda importante. Vistam-se a rigor e passem à prática. No final, não se esqueçam de alongar. Conheça a importância deste movimento depois de qualquer treino.
Alongar é importante para um bom funcionamento dos músculos. Os alongamentos fornecem uma boa sensação de bem-estar, relaxam os músculos e evitam lesões que não irá impedi-lo de treinar a sua força, flexibilidade e resistência. Outros benefícios conhecidos sobre os alongamentos são o melhoramento da postura corporal, do fluxo sanguíneo e alívio da tensão do corpo.
Faça algo saudável para o seu corpo com a ajuda da sua companheira. O paraeles deixa-lhe alguns movimentos para fazer a dois.
Antes de tudo não se esqueça de algumas dicas:
Inspire e respire calmamente. Não sustenha a respiração enquanto alongam;
Respeite os seus limites físicos e os dela também. Apesar de doer um pouco, não force os alongamentos;
Não faça movimentos bruscos;
Cruze os membros do corpo em alongamentos conjuntos. Exemplo: você alonga a perna direita/ela a perna esquerda e depois troquem;
Tente ao máximo adotar a postura mais correta possível do alongamento;
Mantenha a posição dos alongamentos durante 30 segundos.
Vamos aos alongamentos:
Para alongar o tronco. De pé, dê-lhe as mãos, estique os braços e afastem o tronco para a lateral
Continuemos no tronco. Em pé, de costas um para o outro, dêem as mãos novamente e reflita as pernas com um passo à frente. Também alonga os braços e o peito.
Ainda no tronco. De costas, cruzem os braços e apoia-a nas suas costas. Enquanto você contrai a barriga, ela projeta o tronco para trás.
Bom para a coluna. De frente um para o outro, cruzem os braços e desçam o tronco para a frente. Mantenha as costas e a cabeça direitas em linha reta e as pernas estendidas.
Continuemos nas costas. Ainda de frente um para o outro, agarrem bem as mãos e deixem o corpo cair para trás.
Para alongar o tríceps. Com os dois de pé, ela puxa o seu braço para as suas costas e para baixo.
Deite-se com a coluna firme no colchão e flexione as pernas. Quem estiver a ajudá-lo deve segurar os pés e empurrá-lo para a região lombar de quem estiver deitado. Aguente os tais 30 segundos e depois troquem.
Faça o exercício anterior mas agora com as pernas cruzadas. Irá alongar os glúteos. Não se esqueça depois de trocar com ela!
Novamente a mesma posição, mas com uma perna esticada de cada vez. Cabe à companheira manter a perna firme no ar.
Ainda no colchão, flexione uma das pernas apoiando o pé no joelho da perna que está estendida. Quem estiver a ajudar no alongamento deve empurrar devagar a perna do companheiro para o lado, segurando o ombro oposto para que se faça uma ligeira torção da coluna.
Deite a barriga para baixo, mantenha o corpo firme e deixe a sua companheira segurar os joelhos e pés, um de cada vez, para alongar as coxas e os quadríceps.
Um alongamento para peito, coluna e braços. Continue de barriga para baixo e deixe a sua companheira segurar os seus braços e puxá-los devagar para baixo.
Com os dois sentados de pernas abertas à frente de um do outro, um puxa o outro para a frente de forma alternada. Mantenham a coluna direita e as pernas estendidas.
Sentado com as pernas refletidas e os pés unidos, deixe a companheira levantar os seus braços.
Para terminar, na mesma posição deixe a sua companheira alongar o seu pescoço inclinando-o para um lado, com o ombro para baixo.