Gritar durante o treino melhora o desempenho

Gritar durante o treino melhora o desempenho

Desporto

Gritar durante o treino melhora o desempenho

Gritar durante o treino pode ser um incómodo para os outros, mas é uma forma eficaz de aumentar motivação e adrenalina para completar os exercícios.

Artigo de Miquelino João

10-05-2018

Num altura em que o verão está à porta, a necessidade de ter um corpo atrativo é cada vez mais comum entre as pessoas. E o ginásio acaba por ser uma das opções mais populares para quem quer estar em forma. Se este é o seu caso e se os treinos não estão a correr muito bem… talvez tenha de começar a gritar um pouco. Por mais que isso incomode quem está no ginásio.

Segundo um estudo publicado pela revista Plos One, os gritos dão aos atletas uma vantagem competitiva e ajudam-nos a obter melhores resultados. A investigação foi dividida em duas partes. Na primeira, os cientistas pediram a atletas de Artes Marciais Mistas (MMA) que dessem pontapés num saco de 45 quilos, tanto a gritar, como em silêncio. Verificou-se que os que fizeram mais barulho foram capazes de dar pontapés mais fortes.

Estudo prova que atletas que gritam obtêm melhores resultados

A segunda parte permitiu concluir que os gritos têm um efeito distrativo nos adversários. Os investigadores mostraram a 22 atletas vídeos de um lutador de artes marciais, a dar pontapés aos atletas, por vezes com gritos, outras vezes sem. O objetivo foi confirmar se ter um adversário que faça barulho poderia ser um elemento decisivo para os participantes.

Os resultados confirmaram que, em média, os atletas que recebiam os pontapés com gritos demoravam mais 61 milissegundos a reagir.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Miquelino João

10-05-2018



RELACIONADOS