Super Bock Super Rock com mais confirmações de peso

Super Bock Super Rock com mais confirmações de peso

Culto

Super Bock Super Rock com mais confirmações de peso

Depois das confirmações de The 1975, L’Impératrice e Black Country, New Road, há mais três nomes confirmados, responsáveis por alguma da melhor música dos últimos vinte anos.

Artigo de Equipa Paraeles

23-12-2022

O Super Bock Super Rock está finalmente de regresso a casa em 2023. Nos dias 13, 14 e 15 de julho a paisagem do Meco, cenário para tantos momentos de partilha na história do Festival, volta a contar com a banda sonora da música mais autêntica do momento. Depois das confirmações de The 1975, L’Impératrice e Black Country, New Road, há mais três nomes confirmados, responsáveis por alguma da melhor música dos últimos vinte anos: Franz Ferdinand, um dos maiores fenómenos indie do início do século, o DJ Set de James Murphy, um dos músicos mais influentes dos últimos 20 anos, e Sampa The Great, cantora, rapper e compositora zambiana.

Veja também: Red Hot Chili Peppers estreiam-se no Nos Alive em 2023

Os Franz Ferdinand são um dos maiores fenómenos indies do início do século, com uma relevância que perdura até hoje. O nome da banda foi inspirado no arquiduque austro-húngaro cujo assassinato desencadeou a I Guerra Mundial. E nessa escolha de nome estava uma espécie de declaração de intenções: a ideia desde o início era provocar um abalo (neste caso, positivo) no cenário musical, graças à sua energia contagiante e às suas guitarras apontadas às pistas de dança. Desde os primeiros acordes que o grupo liderado por Alex Kapranos começou a dar nas vistas e, em maio de 2003, assinou com a editora Domino, editando logo depois o primeiro single de sucesso: “Darts Of Pleasure”.

Super Bock Super Rock com mais confirmações de peso

 O segundo single, “Take Me Out”, explodiu no cenário internacional, antecipando a óptima recepção global do primeiro disco. Esse registo homónimo, editado em 2004, revelou o som dos Franz Ferdinand para todo o mundo, ganhando o estatuto de clássico instantâneo e ficando para a história como um dos grandes discos de rock independente editados neste século. A banda nunca mais parou de se desafiar artisticamente, como provam os discos seguintes: “You Could Have It So Much Better” (2005), “Tonight: Franz Ferdinand” (2009), “Right Thoughts, Right Words, Right Action” (2013) e “Always Ascending” (2018). Ao longo destes registos a banda trabalhou com alguns dos produtores mais inovadores, casos de Dan Carey, Joe Goddard e Alexis Taylor (Hot Chip), Todd Terje e Philippe Zdar.

Leia ainda: 10 álbuns que fizeram de 1999 o melhor ano de sempre do rock

O trabalho com diferentes estilos de produção também permitiu aos Franz Ferdinand mostrarem aos fãs uma face diferente a cada edição. Em 2022 a banda decidiu celebrar uma carreira notável com a edição de “Hits To The Head”, uma coleção de hits que lembram a razão pela qual os Franz Ferdinand são tão fortes ao vivo: uma banda que tem canções como a já mencionada “Take Me Out”, “No You Girls” ou “Love Illumination” só pode arrasar por onde quer que passe. E passam por Portugal no próximo verão, dia 13 de julho, no Palco Super Bock.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

23-12-2022



RELACIONADOS