Pior chá do mundo para combater infertilidade

Pior chá do mundo para combater infertilidade

Culto

Pior chá do mundo para combater infertilidade

Alguns textos da Idade Média tratam o método utilizado na altura para combater a infertilidade. Segundo os historiadores, na época preparava-se uma bebida com um ingrediente peculiar… testículos de porco.

Artigo de Hugo Mesquita

01-08-2017

Hoje em dia, existem inúmeros métodos para combater a infertilidade, desde a fertilização in vitro, (iniciada em Portugal por Carlos Saleiro, antigo jogador do Sporting, primeiro bebé proveta em Portugal) à estimulação da ovulação em períodos férteis ou a inseminação intra-uterina. Tudo métodos que surgiram com a natural evolução da ciência. Desconhecidos na era medieval.

Durante este período, a fertilidade era um assunto de extrema importância na sociedade. Para combater este tipo de problema, foram criadas várias receitas caseiras. A mais curiosa, e que veio a público após um estudo de antigas escrituras daquela época, resulta de uma infusão feita a partir de testículos de porco.

Chá de testículos de porco com vinho era a “cura” dos medievais para a infertilidade

Os túbaros do animal, após terem sido deixados a secar, eram triturados para preparar uma infusão que levaria ainda vinho. A iguaria teria que ser ingerida durante 3 dias seguidos, para que a maleita da infertilidade ficasse “curada”.

Curioso também, é o facto de não estar explícito nos textos, se a bebida seria indicada para homens ou mulheres, porque naquele tempo, embora a sociedade fosse machista, tanto o homem como a mulher eram acusados de infertilidade.

Os textos terão sido escritos entre os séculos XII e XV, e foram estudados pela historiadora Catherine Rider, da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

Leia também:

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

01-08-2017



RELACIONADOS