Em Abril, quando se celebra o 57.º aniversário do voo de Yuri Gagarin a bordo do foguetão Vostok-1, a Sturmanskie lança oficialmente um novo modelo comemorativo desta viagem histórica que, pela primeira vez, colocou um ser humano na estratosfera, em órbita da Terra.
No voo que, após o lançamento do primeiro satélite artificial, deu oficialmente início à era espacial, Gagarin usou no pulso um Sturmanskie com movimento mecânico, criado especialmente para o efeito.
Durante as décadas seguintes, a Sturmanskie produziu relógios em exclusivo para as forças armadas soviéticas e, mais tarde, da Federação Russa. Mas hoje a marca está também disponível para o público em geral, com relógios modernos que frequentemente retomam desenhos clássicos dos anos 60.
Este modelo conjuga o desenho icónico do relógio de Gagarin com um movimento de quartzo
A Sturmanskie possui já uma gama, designada Gagarin Vintage, que se baseia no desenho do relógio original e que utiliza um movimento mecânico de carga manual. O novo modelo agora lançado, com a referência VJ21/3445769, é o primeiro da Sturmanskie a conjugar o desenho icónico do relógio de Gagarin com um movimento de quartzo.
A conjugação da caixa em aço com um moderno movimento de quartzo permitiu à Sturmanskie propor este relógio a um preço extremamente competitivo de apenas 185€ – os modelos com movimento mecânico, também disponíveis em Portugal, possuem caixa em titânio e custam 420€.
A SRI, empresa portuguesa que representa em exclusivo a Sturmanskie no nosso país, está a comercializar este modelo exclusivamente online.