O mítico Ferrari conduzido por Fangio pode ir parar à sua garagem

O mítico Ferrari conduzido por Fangio pode ir parar à sua garagem

Consumo

O mítico Ferrari conduzido por Fangio pode ir parar à sua garagem

Bólide conduzido pelo piloto argentino, e também por Phil Hill e Sir Stirling Moss, vai a leilão a 8 de dezembro.

Artigo de Bruno Seruca

25-10-2018

 

O Ferrari 290 MM foi desenvolvido pela construtora italiana com o objetivo de participar no Campeonato Mundial de Carros Desportivos de 1956 e na Mille Miglia, a famosa competição de longa distância percorrida em estrada. É a esta prova que o modelo vai buscar as iniciais.

Outro dos desejos era que o modelo tivesse o poder de acabar com o domínio da Mercedes-Benz e Maserati no campeonato mundial, pois Enzo Ferrari tinha tanta vontade de triunfar nesta competição como de ser campeão mundial de Fórmula 1.

Agora, o modelo com o número de chassi 0628 – o quarto e último a ser construído – irá a leilão a 8 de dezembro, no The Petersen Automotive Museum, em Los Angeles, Estados Unidos da América. O Ferrari 290 MM vem equipado com um motor de 3490cc com cabeça de cilindro preparada: comandos de válvulas de alta elevação, válvulas maiores, maior taxa de compressão e ignição dupla.

Um carro semelhante a este foi leiloado por 25 milhões de euros

O carro que vai a leilão conta ainda com muitas histórias. Conduzido por Peter Collins e Louis Klemantaski, ficou em segundo lugar na Mille Miglia de 1956. Ainda nesse ano, Olivier Gendebien e Hans Herrmann ficaram em quarto na Targa Florio, disputada na Sicília. Foi também neste ano que Juan Manuel Fangio utilizou o carro no Grande Prémio da Suécia.

No ano seguinte, Alfonso de Portago, Wolfgang von Trips e Eugenio Castellotti levaram este Ferrari 290 MM ao terceiro lugar nos 1000 kms de Buenos Aires. Neste ano participou ainda nas 12 horas de Segring, tendo sido pilotado por Phil Hill. Ainda em 1957, Sir Stirling Moss conduz o bólide durante as Semana da Velocidade nas Bahamas, tendo conquistado duas provas.

Junte-se a nós no Instagram

Seguem-se cinco décadas nos Estados Unidos da América, tendo sido utilizado para diversas competições nacionais. Acabaria por ser vendido, em 2008, a um colecionador inglês. Fez ainda uma aparição na homenagem a Fangio no Goodwood Revival de 2011. Foi nesse ano que chegou ao atual dono e agora será leiloado pela RM Sotheby’s. A leiloeira não avança com uma estimativa para o valor da venda, mas um carro semelhante, leiloado em 2015, foi adquirido por 25 milhões de euros.

Percorra a galeria e conheça o Ferrari 290 MM de 1956 ao pormenor

Fotos: Diana Varga, cortesia da RM Sotheby's, cortesia The Revs Institute for Automotive Research, 
cortesia Cahier Archive e cortesia Gene Bussian.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

25-10-2018



RELACIONADOS