É certo que os SUV estão na moda. Esta gama de veículos está a ser a aposta da maiorias das marcas de automóveis, mesmo aquelas consideradas de «luxo». A apresentação do Mercedes-Benz G-Class no Salão Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, é disso exemplo. Mas surpreendentemente (ou talvez não) quem brilhou mais no evento foi um desportivo bastante querido na cidade do estado do Michigan. Já adivinhou de que modelo falamos? Esse mesmo, Ford Mustang.
Corria o ano de 1903 quando, em Detroit, Henry Ford fundou uma das marcas mais conhecidas e forte da indústria automóvel: a Ford. Com altos e baixos, a marca foi conseguindo manter a sua posição no mercado. Uma das jóias da coroa da marca são os famosos Mustang, lançados em 1964. O modelo é a mais antiga linha da marca e aquela que mais faz suspirar os amantes de carros.
Foi precisamente uma versão deste modelo, o Ford Mustang Bullitt, que encantou o público do Salão Automóvel de Detroit. O carro é uma homenagem ao filme «Bullit» que celebra este ano o seu quinquagésimo aniversário. O filme ficou conhecido pelas cenas de perseguição de carro a alta velocidade. O protagonista, Steve McQueen, conduzia um destes modelos.
O motor V8 atualizado fornecerá pelo menos 475 cavalos de potência, empurrando o novo Bullitt para uma velocidade máxima de 262 km/h – um aumento de 12 km/h em relação ao mais recente Mustang GT.
O novo modelo está equipado com uma transmissão manual. O manípulo da mudança de marcha possui um botão de de bola branca, inspirada no Mustang original. O veículo embala todo o conteúdo do Mustang GT Premium, com uns toques do modelo utilizado no filme.
Darrell Behmer, designer-chefe do Mustang: «Como designer, é o meu Mustang favorito»
O modelo conta com as novas pontas de escape Black NitroPlate ™, bem como um novo sistema de indução de ar aberto e coletor de admissão Shelby GT350 com corpos de aceleração de 87mm e calibração do módulo de controle do powertrain para otimizar o desempenho.
Outros equipamentos padrão incluem um volante de couro aquecido e um conjunto de instrumentos LCD de 12 polegadas totalmente digitais.
As opções de pintura exterior são limitadas a Shadow Black e ao clássico Dark Highland Green – como usado no filme. Outras características inspiradas no modelo de 68 são os cromados em torno das janelas e das grades, rodas de alumínio clássicas de 19 polegadas, travões Brembo ™ pintados a vermelho e uma frente de grade preta.
Veja o vídeo do novo Ford Mustang Bullitt: