O 5G promete mudar por completo a indústria dos smartphones e ninguém quer ficar atrás neste comboio que irá definir o futuro de uma indústria. A Huawei quer entrar com o pé direito neste mercado e dar um passo forte com vista ao domínio desta nova tecnologia. A prova disso é a intenção da fabricante chinesa de lançar um smartphone com 5G que custará cerca de metade do preço previsto pelos analistas.
Veja também: A aposta múltipla que lhe permite ganhar mais de 300€
Essa intenção foi tornada pública por Peter Zhou, diretor de marketing das comunicações sem fio da Huawei, citado pelo jornal Financial Times. O responsável afirmou que a fabricante chinesa vai lançar, ainda este ano, modelos 5G que custarão 600 dólares (cerca de 530 euros). Num claro aviso aos principais competidores como a Samsung e a Apple, que ainda nem anunciou a intenção de fabricar um modelo 5G.
Junte-se ao Instagram
Huawei é líder do 5G
“Há quem diga que, no próximo ano, iremos ter smartphones [5G] por 300 dólares e eu acho isso muito possível”, disse ainda o responsável da empresa. A observação tem em conta o alto custo dos dispositivos. Algo que é tido como um dos principais desafios para a adoção generalizada da chamada “Internet do futuro”.
A criação de redes 5G é outro dos negócios na mira da Huawei. O CEO da empresa, Ken Hu, revelou que a empresa já vendeu 45 mil estações base para o 5G. Disse ainda que espera que 6,5 milhões de estações tenham sido implantadas em todo o mundo, até 2025. Garantidos estão já 40 contratos com operadoras em todo o mundo, para desenvolver redes 5G. Metade desses contratos são na Europa.
Com isto, Ken Hu prevê um um crescimento de “pelo menos 10%” nas vendas para operadoras de telecomunicações e Internet. Isto em 2020, à medida que as redes de quinta geração ganhem ímpeto. A Huawei é atualmente a maior fornecedora de equipamentos de telecomunicações do mundo. Além disso, é líder no 5G, com o maior número de patentes registadas. Isto segundo dados da empresa de análise de propriedade intelectual IPlytics.