Chama-se “Collection #1” e já é considerado pelos especialistas como um dos maiores ataques informáticos da história. Perto de 773 milhões de emails e mais de 21 milhões de passawords foram pirateados. Estão agora disponíveis na Internet através de várias bases de dados. No total, foram comprometidos 12 mil ficheiros e 87 gigabytes de informação.
Os dados de milhões de pessoas foram tornados públicos, primeiro através da plataforma Mega, usada para partilha de ficheiros na Internet, e depois num fórum de hackers, cujo nome não foi divulgado. O caso foi exposto por Troy Hunt, um conhecido investigador na área da segurança informática.
Os especialistas em segurança informática garantem que dados mais sensíveis como cartões de crédito ou números de segurança social não foram comprometidos
Junte-se a nós no Instagram:
Ataque informático atinge Snapchat, Dropbox e Linkedin
Para saber se o seu e-mail ou palavra-passe foram atingidos por este ataque, deve entrar no site “Have I Been Pwned”, escrever o seu email no motor de busca e depois saberá se a conta foi ou não pirateada. Se verificar que uma das suas contas foi afetada deve alterar todas as passwords, evitando colocar a mesma password em diferentes serviços.
Entre os sites que foram atingidos por este ataque estão o site da Forbes, o BitTorrent, o Snapchat, o Dropbox, o Zoomato, o Myspace, o Linkedin e muitos outros.