UMM, o veículo de trabalho que virou lenda automóvel em Portugal

UMM, o veículo de trabalho que virou lenda automóvel em Portugal

Automundo.pt

UMM, o veículo de trabalho que virou lenda automóvel em Portugal

A indústria automóvel portuguesa conheceu poucos intérpretes, mas o UMM é talvez a maior lenda. O jipe criado em 1977 tem uma grande legião de fãs, principalmente em solo português.

Artigo de Guilherme André

12-11-2019

A UMM, União Metalo Mecânica SA, iniciou a produção dos veículos 4×4 em 1977. No entanto, a história começa muito antes. Para se perceber este jipe, é necessário andar uns anos para trás, mais precisamente aos anos 60. Tudo começa em França com o mecânico Bernard Cournil, um senhor que se dedicava a adaptar Jeep Willys para trabalhos do campo. Percebendo o que era necessário para suportar tal tarefa, decide iniciar a sua própria aventura e criou o Cournil. Foram produzidas 1080 unidades, no entanto, o grande ponto forte desta viatura era o chassis.

Leia ainda: Fiat Panda 4×4 que pertenceu a Gianni Agnelli vai a leilão

Mas afinal o que é que isto tem a ver com UMM? Na verdade, o UMM recorre a este mesmo chassis do Cournil. O fabricante nacional utilizou a licença de fabrico de origem francesa e, recorrendo à base do mesmo, iniciou a produção em Portugal. Como homenagem ao criador, o primeiro modelo ficou conhecido como UMM 4×4 Cournil.

Vestiu as cores do exército e dos bombeiros

Nos anos 80, a União Metalo Mecânica SA decidiu começar a explorar as potencialidades deste 4×4. Assim, foram surgindo algumas alterações de carroçaria, algo que fez nascer variantes pick-up ou cabina longa. Mais do que um mero veículo de lazer, o UMM foi também um grande ajudante para vários sectores em Portugal. De facto, é grande a probabilidade de já se ter cruzado com um UMM com as cores dos bombeiros ou do exército. Sem esquecer que o Papa João Paulo II desfilou na Madeira num, imagine-se, UMM Papamóvel.

Continue a ler o artigo aqui.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Guilherme André

12-11-2019



RELACIONADOS