Depois de vários anos fora da ribalta, O Land Rover Defender, um dos melhores todo-o-terreno do mundo, está de volta. Agora, regressa com mais e melhores argumentos conjugando os “luxos” de um SUV com as capacidades que lhe são reconhecidas. Em Portugal já está disponível, com as primeiras unidades do Defender 110 a chegarem na primavera, enquanto a versão curta (90) apenas está prevista para o final do verão. Relativamente aos preços, estes começam nos 81 813 euros na versão 90, enquanto no 110 sobe para os 89 188€.
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O Land Rover Defender apresenta-se com 291 mm de altura ao solo e secções dianteira e traseira algo curtas para garantir passagens mais fáceis pelos obstáculos. Estas características dão 38º de ângulo de ataque e 40º de ângulo de saída. Continuamos a encontrar a porta traseira de abertura lateral que integra a roda suplente.
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Land Rover Defender pretende manter a versatilidade todo-o-terreno
O fabricante britânico recorreu às novas tecnologias como apoio ao condutor em todo-o-terreno. Assim, o sistema Terrain Response 2, mediante o menu WADE, permite ao condutor controlar a altura da água à carroçaria através do ecrã tátil. Após a saída, realiza a secagem dos discos de forma automática. Outra tecnologia que pode ser muito importante fora de estrada é o ClearSight Ground View. Este permite ao condutor visualizar no ecrã o que se passa à frente do veículo.
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No interior tudo é diferente do anterior Defender. A atualização aos tempos modernos garante tecnologias nunca antes vistas neste jipe. Assim, podemos encontrar um ecrã tátil ao centro do tablier, painel de instrumentos digital e várias soluções de conectividade. Um detalhe que não escapou foi a passagem do manípulo da caixa de velocidades para o tablier, o que permite adicionar um terceiro banco. O espaço na bagageira é de 1075 litros, extensível para 2390 litros com a segunda fila de bancos rebatida. O 90 mantém os seis lugares.
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Passando para a mecânica, o Land Rover Defender é lançado com duas opções Diesel (quatro cilindros D200 e D240) e duas a gasolina (quatro cilindros P300 e seis cilindros P400), para além disso, a empresa pretende vender uma versão híbrida plug-in até 2020. Está equipado com tração integral permanente, diferencial central, transferência de duas velocidades e um opcional bloqueio de diferencial traseiro ativo.