O CT 200h da Lexus, modelo de entrada na gama, foi alvo de alguns liftings. Não estamos na presença de um novo CT, mas, antes, de um CT renovado. A grelha frontal é agora tridimensional, sugerindo a quem olha para ele pelo retrovisor irreverência e elegância. Sobriedade, numa palavra.
O propósito dos designers nos retoques no CT entende-se igualmente à traseira. À semelhança do que está implementado na frente, os farolins traseiros LED em forma de L – de Lexus – enriquecem visualmente o compacto familiar mais acessível da marca.
Os acabamentos prata e negros no pára-choques resolvem o que resta para a renovação visual na traseira da versão híbrida do CT.
No interior do casulo
A habitabilidade do modelo é a soma do conforto e da suavidade, inequívocas para quem pela primeira vez esteja a bordo de qualquer modelo Lexus. Mesmo do do CT 200h, o mais modesto da marca luxuosa japonesa.
A qualidade dos materiais sugerida visualmente corresponde ao toque. Não há praticamente pormenores plásticos, que existem, e essa sensação de superioridade corresponde de facto à realidade.
Praticamente não há ruído interior, mesmo quando o motor de combustão é solicitado e, mesmo este, é tão silencioso que as mudanças de velocidade são impercetíveis. Quando circula no modo elétrico, a insonorização é ainda mais acentuada e chega a ser, mais do que relaxante, dormente. Um casulo.
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O único senão é o espaço, insuficiente para condutores de estatura acima da média. Mesmo puxando o assento atrás ao máximo, é ainda necessário levantar o assento para que as pernas (re)pousem durante a condução.
Problemas: com o banco subido na totalidade, sobra pouco em altura e é exigido ao condutor um ligeiro arqueamento do tronco para visualizar convenientemente o painel de instrumentos atrás do volante. Mas mesmo assim, a posição a bordo mantém níveis de conforto assinaláveis, apesar dos pesares…
Equipamento e segurança sem falhas
Poucas marcas vão tão longe para tornar o habitat de uma viatura tão confortável. O Lexus CT 200h oferece regulação elétrica dos bancos da frente e climatização distinta para cada ocupante.
A segurança – ativa e passiva – é elevada, com cuidados como retrovisores com indicação de mudança de direção e assistência nos arranques em subidas – ponto de embraiagem.
Habituais apenas em modelos de gama superior noutras marcas, a introdução de elementos de assistência e segurança na Lexus inicia-se logo no CT.
Espreite o crossover topo de gama da Lexus
O 200h testado, o Executive +, possui regeneração da força de travagem controlada de forma eletrónica, sistema de alerta da pressão dos pneus e airbags de cortina laterais e joelho para condutor e passageiro.
O ecrã multifunções no painel de instrumentos, manuseado por cursor na consola central, as entradas AUX, USB (duas) e o ecrã de assistência ao estacionamento são outros apoios à condução segura. O sistema áudio e telefone não podia deixar de ter ligação bluetooth, para uma condução mais segura.
Muito carro, mas pouco motor
O chassis contribui muito para o dinamismo e a eficácia em viagem. A suspensão de suavidade extrema torna a viatura muitíssimo confortável – e estável. Não é de admirar, portanto, que esta qualidade contribua ainda mais para a suavidade no desempenho Executive +.
O desempenho do Lexus CT 200h poderia ser mais positivo. Com tanto carro, o motor 1.8 cc a gasolina de 4 cilindros debita 98 cavalos é insuficiente. E nem a combinação com o elétrico de 60 kw é satisfatório.
Por isso, a insuficiência na resposta motriz prejudica a aceleração e aumenta os consumos – que, ainda assim, e não obstante os 1.845 kg, são razoavelmente baixos – para a média combinada de 5,1 l/100 km registada neste nosso teste, ao longo dos 500 km percorridos em meio urbano e em estrada durante quatro dias.
Lexus CT 200h em números
Motor: Gasolina, 4 cilindros em linha
Cilindrada (cc): 1,798
Potência (cv/rpm): 98/5200
Motor elétrico: AC síncrono, íman permanente
Potência (kW): 60
Binário (Nm): 207
Potência combinada (kW): 136
Suspensão (fr/tr): McPherson/Duplo braço triangular
Bagageira (lt): 275
Depósito (lt): 45
Peso (kg): 1.845
Preço (desde): 31.420.00 euros
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