Estas são as 3 cores de carros envolvidas em menos acidentes

Estas são as 3 cores de carros envolvidas em menos acidentes

Automundo.pt

Estas são as 3 cores de carros envolvidas em menos acidentes

Está a pensar comprar carro? Fique a saber que existem 3 cores que são as que estão envolvidas em menos acidentes.

Artigo de Bruno Seruca

21-02-2024

Na hora de comprar carro quase todas as pessoas dedicam especial atenção à cor que vão escolher. Aquilo que talvez muitos desconheçam é que a opção pode fazer toda a diferença no que a acidentes diz respeito. Quem o defende são os especialistas da International Drivers Association que destacam aquelas que são as três cores menos propensas a acidentes.

Leia ainda: Estes são os quilómetros ideais para vender o carro

Bugatti cria relógio de luxo que custa quase um milhão de euros

“A cor do carro é mais do que uma simples questão de estilo; pode ser um salva-vidas”, salienta Dominic Wyatt, especialista da International Drivers Association. De acordo com um estudo recente, carros brancos têm uma probabilidade 10% menor de estarem envolvidos num acidente. Isto em comparação com cores de menor visibilidade como é o caso do preto, azul, cinza, vermelho e rosa. Já outro estudo, que analisou acidentes ocorridos entre 1998 e 2012, destaca que os carros brancos estiveram envolvidos em apenas 13,3 dos acidentes. É tudo uma questão de visibilidade. Pois cores como branco e amarelo são mais facilmente identificáveis à noite ou quando as condições meteorológicas não são as melhores. Por sua vez, viaturas mais escuras fazem menos contraste com a estrada e a sua identificação torna-se mais complicada.

3 cores mais seguras

Posto isto, estas são as três cores recomendadas. Branco: a maior segurança está relacionada à maior visibilidade. Prata: tem alta visibilidade. Amarelo: tom vibrante que se destaca na estrada. “Embora a cor não seja o aspeto mais importante – a segurança e o design mecânico do automóvel devem estar sempre em primeiro lugar – vale a pena refletir sobre isto. Uma cor altamente visível pode reduzir o risco, é uma mudança simples que pode fazer uma grande diferença”, termina Dominic Wyatt.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

21-02-2024



RELACIONADOS