Clássico Volvo P1800 regressa com 420 cv de potência

Clássico Volvo P1800 regressa com 420 cv de potência

Automundo.pt

Clássico Volvo P1800 regressa com 420 cv de potência

Imagine um Volvo P1800 clássico, com as linhas que fizeram sucesso nos anos 60 e 70, e com uma potência de 420 cv. Assim será o novo modelo preparado Cyan Racing.

Artigo de Hugo Mesquita

05-09-2020

O Volvo P1800 marcou uma era na história da fabricante sueca, nos anos 60 e 70, e regressa agora para voltar a dar que falar. Podemos mesmo falar num regresso, já que o novo modelo respeita as linhas clássicos do antecessor. A principal mudança está por debaixo do capot. O projeto é da Cyan Racing.

Leia ainda: Puma e Porsche unem-se em busca do estilo perfeito no asfalto

As transformações neste clássico visam a performance do carro e o aspeto que dá mais evidência a este facto é o seu motor. É um moderno bloco de quatro cilindros 2.0 litros turbo a gasolina, que debita uns impressionantes 420 cv de potência e 455 Nm de binário. É um derivado do utilizado pelo Volvo S60 TC1 de competição. A acompanhar, uma caixa manual de cinco velocidades a enviar a potência apenas para as rodas traseiras, através de um eixo de transmissão de fibra de carbono.

Veja o vídeo:

Novo Volvo P1800 não tem qualquer assistência à condução

A carroçaria é a original, mas também aqui há cuidados para melhorar a condução. Nomeadamente, um aumento da rigidez estrutural, através da aplicação de fibra de carbono e aço de alta resistência em alguns pontos. E isto sem fazer disparar o peso do veículo além dos 990 kg. A suspensão foi também modernizada, nomeadamente com amortecedores ajustáveis bidireccionais, um sistema de travagem de quatro pinças.

O mais impressionante neste novo Volvo P1800 é o facto de não ter qualquer assistência à condução. Como por exemplo ABS, controlo de estabilidade, entre outros. Tudo isto para elevar ao máximo o prazer de condução dos seus futuros proprietários. Numa primeira fase, a Cyan Racing irá testar a receptividade deste novo Volvo P1800 no mercado. Caso a procura o justifique, irão produzir várias unidades. O preço, calcula-se, rondará os 420 mil euros.

Veja também: Estas são as 10 estradas mais incríveis do mundo

“A configuração deste P1800 Cyan não pretende garantir a volta mais rápida, mas antes oferecer uma experiência de condução excitante e convicente. Eu, por exemplo, sinto o meu sorriso abrir-se, sempre que sinto o carro num drift controlado, ao fazer uma curva”, explica o piloto de testes e campeão do mundo de Turismos em 2017, pela Cyan Racing, Thed Björk.

Percorra a galeria e veja mais fotos do novo Volvo P1800.

Fotos: NetCarShow

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

05-09-2020



RELACIONADOS