No momento de comprar um carro usado muitas pessoas olham apenas para dois detalhes: preço e quilómetros da viatura. Mas será que isto é o suficiente para perceber se está a fazer um bom negócio? A resposta é não. Existem mais coisas a ter em mente. É fundamental que dedique algum tempo a analisar o histórico de um carro. É certo que pode dar trabalho, mas também poderá poupar muitos problemas no futuro. Por isso, é só seguir os 3 passos que são destacados pelo Ekonomista.
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1 – Veja o livro de revisões e folhas de inspeção do carro
São informações bastante acessíveis e fornecem dados importantes. Ficará a saber qual o concessionário que vendeu a viatura e a assistência e manutenção que o carro já recebeu. No caso das folhas de inspeção é ainda importante para descobrir que foram detetados problemas ao longo dos anos.
2 – Obtenha a Certidão do Registo Automóvel
Com este documento fica a saber se está a comprar um carro em segunda, terceira ou mais mãos. Num balcão do Instituto dos Registos e Notariado, loja do Cidadão ou conservatória do registo automóvel pode solicitar a certidão com o histórico do carro. Tem um valor de 17 euros e é entregue na hora. Este documento permite descobrir informações sobre penhoras e reservas.
3 – Conheça os dados do seguro
Este detalhe é mais fácil para quem trabalha em seguradoras. Procurando pela matrícula é possível descobrir a seguradora de uma viatura. Será assim fácil perceber se o carro está parado há muito tempo. Quanto a sinistros, apenas as seguradoras têm acesso aos dados.
Perante isto, existem também seis pormenores que deve ter em mente quando está a olhar para um carro em segunda mão que deseja comprar. E que, mais uma vez, vão além do preço e quilómetros. São eles:
1 – Chassis
Veja o número do chassis que consta nos documentos. Se não bater certo com o da chapa de identificação é melhor esquecer o negócio. É sinal de que o carro poderá ter estado envolvido num acidente muito grave, que necessitou de substituição de carroçaria. Ou, pior ainda, poderá ser uma viatura furtada.
2 – Vidros
Tal como o chassis, também os vidros contam com números de série que dão acesso a dados de origem e fabricante. Caso não sejam iguais em todos os vidros é porque algum já foi substituído. O que pode ser indicador de um acidente. Algo que pode questionar ao proprietário.
3 – Juntas e uniões
Analise as juntas e uniões para perceber se existem desníveis ou irregularidade como pontos de soldadura que pareçam ter sido feitos à mão. Algo que pode indicar intervenções.
4 – Pintura
Veja a viatura num local bem iluminado. Certifique-se de que as cores são todas iguais. Caso assim não seja, é quase certo que o veículo já foi reparado.
5 – Portas
Procure desnivelamentos das portas. Caso existam, são mais um indicador de que já passou por uma reparação. Por baixo do capot procure por peças novas. Que tendem a ficar danificadas em caso de acidente frontal.
6 – Direção e condução
Conduza a viatura que pondera comprar. Preste atenção a ruídos, em especial das suspensões, ou eventuais folgas. Podem revelar que se trata de uma viatura acidentada.
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