É no mínimo peculiar, mas real: O semáforo foi inventado primeiro que o carro. O primeiro aparelho para controlar o tráfego (no caso, carruagens) surgiu entre as ruas Great George Street e Bridge Street, próximo do Palácio de Westminster, em Inglaterra, no dia 9 de dezembro de 1868.
O primeiro carro surgiria 8 anos depois, o Benz Patent-Motorwagen, pelas mãos do alemão Karl Benz.
John Peake Knight foi o engenheiro responsável pelo primeiro dispositivo. Os primeiros semáforos tinham duas lâmpadas de gás que acendiam duas luzes, uma vermelha e uma verde.
Este tipo de semáforo foi utilizado apenas durante um ano devido à explosão de um dos dispositivos, que provocou a morte a um polícia.
O semáforo elétrico, mais próximo daqueles que conhecemos hoje, surgiu pela primeira vez no de 1914, na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos, inventado por Lester Wire.
O automóvel torna-se mais comum nas ruas com o surgimento do Modelo T da Ford, criado nos Estados Unidos por Henry Ford, em 1908.
Lê também: