Crossfit : Manual para principiantes

Crossfit : Manual para principiantes

Desporto

Crossfit : Manual para principiantes

Entrar pela primeira vez numa box de crossfit pode ser perturbador. Fica a par de tudo para seres um exímio praticante desta modalidade.

Artigo de Bruno Seruca

19-02-2018

Se não praticas exercício há muito tempo, poderá sentir-te melindrado com o início de qualquer atividade desportiva regular. Se estivermos a falar de crossfit, poderás mesmo ficar assustado. A modalidade que tem cada vez mais adeptos é um mundo à parte. Nas boxes onde a modalidade é praticada trabalha-se a força e a resistência na ânsia de trabalhar e definir o corpo. Os praticantes de crossfit parecem ser uma tribo à parte de todos os outros atletas. Se queres fazer parte deste grupo de desportistas, fique a par de tudo aquilo que precisa de saber.

WOD
Prepara-te para estas três letras. Pois vão ser as tuas principais companheiras durante o treino. As letras significam ‘Workout of the Day’. Ou seja, o treino do dia. O WOD é a primeira coisa que deves procurar quando estás numa box. Assim ficarás a par dos exercícios.

Intensidade máxima
Os novos praticantes de CrossFit podem ficar assustados com a intensidade que os atletas dão aos exercícios desta modalidade. São corridas contra o tempo, são repetições atrás de repetições, tudo com intensidade máxima. Será pedido que vás aos limites e a verdade é que promover uma competição saudável com os outros atletas fará com que atinjas níveis que não julgavas possíveis. Mas tem em mente que esta modalidade tem diversos níveis. O que significa que um WOD pensado para atletas mais experientes poderá ser adaptado às necessidades de atletas mais inexperientes.

Conhece os teus limites
Ano após ano os atletas profissionais de crossfit superam os seus limites. Isto mostra que se trata de uma modalidade em constante evolução, mesmo para os mais experientes. Nada se aprende e faz na perfeição logo à primeira vez. Recorda-te de que Roma e Pavia não foram feitas num dia. Não tenhas pressa em fazer em pouco tempo o que outros demoraram bastante tempo a alcançar. Lembra-te também de que todos já foram principiantes.

 

Um dos erros dos novos atletas passa por quererem fazer tudo muito depressa, algo que pode levar a lesões.

 

Lidar com a dor
A intensidade e o volume associados aos WODs fazem com que seja necessário aprender a lidar com a dor. Mesmo para atletas que abraçam esta modalidade depois de praticarem outras. A adaptação à dor poderá demorar semanas. Respeita o teu corpo e faz tudo o que estiver ao teu alcance para fazer a manutenção da dor. O gelo poderá ser um ótimo amigo.

Escolher a box
“Nenhuma box é criada da mesma maneira”, defende Zach Forrest, um dos donos da CrossFit. O que faz com que a escolha da box possa ser uma tarefa complicada. Visita os espaços, fala com as pessoas e revela os teus objetivos antes de escolheres a box que irás frequentar.

Erros a evitar:
– Querer muito e depressa;
– Se tens dúvidas, pergunta. Não tentes adivinhar;
– Dá descanso ao corpo;
– Treinar com o ego. Mentaliza-te de que não serás o melhor atleta da box;
– Desistir;
– Recusa em colocar um ponto final nos maus hábitos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

19-02-2018



RELACIONADOS