Vinho pode ajudar a precaver-se contra o coronavírus

Vinho pode ajudar a precaver-se contra o coronavírus

Lifestyle

Vinho pode ajudar a precaver-se contra o coronavírus

Um estudo de uma universidade norte-americana, lançado em 2017, explicava a importância do vinho na higienização da boca e faringe.

Artigo de Hugo Mesquita

30-03-2020

Antes de mais, importa frisar que não estamos a aconselhar o consumo excessivo de vinho e tampouco que vá a correr ao supermercado para esvaziar as prateleiras. Feito este ponto, recuperamos um estudo lançado em 2017 pela Universidade de Washington a propósito do vinho.

Leia ainda: Divirta-se e ganhe dinheiro com as melhores slots machines (e sem sair de casa)

Os especialistas responsáveis por esta investigação, publicado na revista Science, concluíram que as propriedades do vinho, especialmente no tinto, “poderiam deter o avanço da gripe (igualmente de origem viral) e limitar ainda os seus sintomas”. Desta forma, mostrando-se adequado na profilaxia do vírus em pessoas saudáveis e – importa frisar! – sem patologias prévias.

Veja o vídeo:

Vinho ajuda na higienização da boca e faringe

Isto explica-se pelo papel que o vinho, bebido moderamente, pode ter na higienização da cavidade bucal e da faringe. Estas são partes do corpo do humano onde é comum o vírus alojar-se numa eventual infeção. Para isso contribuem os flavonoides (compostos fenólicos de origem vegetal com propriedades antioxidantes) presentes em especial nos tintos.

Aproveite já este bónus de 50 euros. Registe-se aqui

Recentemente, já a propósito do coronavírus, a Federação Espanhola de Enologia declarou que “a sobrevivência do coronavírus no vinho parece impossível porque a combinação concomitante da presença de álcool, um ambiente hipotónico e a presença de polifenóis impedem a vida e a multiplicação do próprio vírus”. Chegaram a esta conclusão depois de reunirem vários especialistas da comunidade médica e de associações internacionais de enólogos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

30-03-2020



RELACIONADOS