Vilarinho de Negrões, a aldeia sobre uma estreita península para conhecer em Montalegre

Vilarinho de Negrões, a aldeia sobre uma estreita península para conhecer em Montalegre

Lifestyle

Vilarinho de Negrões, a aldeia sobre uma estreita península para conhecer em Montalegre

Vilarinho de Negrões é uma aldeia muito bonita no concelho de Montalegre, no distrito de Vila Real. Muito pitoresca, encontra-se sobre uma estreita e bela península, proporcionando uma visão deslumbrante para quem a observa de longe.

Artigo de André Cruz Martins

20-01-2020

Vilarinho de Negrões é uma aldeia muito bonita no concelho de Montalegre, no distrito de Vila Real. Muito pitoresca, encontra-se sobre uma estreita e bela península, proporcionando uma visão deslumbrante para quem a observa de longe. Situada na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão, pode dizer-se que houve mão de Deus ao poupar este pequeno pedaço de terra à subida das águas do rio. Em redor de Vilarinho de Negrões há lugares e belezas naturais à espera de serem descobertos.

Por Negrões e Ribeira de Pena

Este pequeno pedaço de terra fica junto da freguesia de Negrões, onde vai encontrar um forno antigo em granito. Negrões é um local fantástico para quem gosta de observar aves, nomeadamente mergulhões de crista e outras aves aquáticas. Pode ainda conhecer uma pequena igreja.

Leia ainda: 10 aldeias imperdíveis em Portugal que tem de visitar

Depois, prossiga o caminho até à vila de Ribeira de Pena, conhecida pelo incrível património religioso para uma localidade tão pequena. Aqui pode visitar as igrejas Matriz do Salvador, de Canedo e Cerva e de Santa Marinha. E ainda as capelas de São Pedro, da Senhora da Guia e da Granja Velha.

Próxima paragem: Montalegre

Em redor de Vilarinho de Negrões não pode deixar de dar uma saltada até à vila histórica de Montalegre e visitar o seu castelo. Começou a ser construído no reinado de D. Afonso III, por volta de 1270. Foi restaurado nos reinados seguintes, destacando-se a construção da Torre de Menagem. Está classificado como Monumento Nacional e no século XX aqui foi instalado um núcleo museológico.

Veja também: Chaves, uma joia de Trás-os-Montes em que a influência romana ainda é bem visível

Junto ao castelo fica a Ponte Velha de Montalegre, também chamada de Ponte Romana, pois foi construída no período de ocupação desse povo. A ponte é constituída por um só arco e o tabuleiro sofreu muitas alterações ao longo dos séculos.

Um paraíso para quem gosta de trilhos

Esta área é um paraíso para quem gosta de percorrer trilhos demarcados com algum grau de dificuldade. Um dos melhores faz o percurso entre Negrões e o Alto Rabagão, com 17 quilómetros de extensão. Apresenta vistas fantásticas da barragem do Alto Rabagão e passa pelas bonitas aldeias de Alturas de Barroso e Artilhó. A grande maioria do caminho apresenta-se em boas condições. Mais acessível é um trilho à volta de Vilarinho de Negrões, com 11,5 quilómetros de extensão. Vai passando pelas margens e trilhos da barragem de Pizões, pelo Alto Rabagão e por Montalegre.

Restaurante Albufeira para provar a comida local

Para almoçar ou jantar, aconselhamos o Restaurante Albufeira, conhecido pelo delicioso Cozido à Portuguesa e pelo presunto e salpicão das redondezas, servido como entrada. E ainda pela carne barrosã. Fica ao lado da barragem do Alto Rabagão.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Vilarinho de Negrões.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

20-01-2020



RELACIONADOS