Varíola dos macacos, a doença que está a assustar a comunidade médica

Varíola dos macacos, a doença que está a assustar a comunidade médica

Lifestyle

Varíola dos macacos, a doença que está a assustar a comunidade médica

Varíola dos macacos, ou vírus Monkeypox, como é conhecida atualmente, está a causar alguma preocupação junto da comunidade médica internacional.

Artigo de Equipa Paraeles

23-05-2022

Varíola dos macacos, ou vírus Monkeypox, como é conhecida atualmente, está a causar alguma preocupação junto da comunidade médica internacional. Em Portugal, por exemplo, existem já 14 casos confirmados e mais algumas suspeitas estão a ser analisadas pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Mas afinal que doença é esta?

Varíola dos macacos está a assustar a comunidade médica

Esta é uma doença rara causada por um vírus chamado Monkeypox. Pertence aos vírus do tipo Ortopoxvírus, tal como o da varíola comum ou aquele que causa a varíola das vacas. Tal como a covid-19, é uma doença zoonótica, ou seja, é transmitida de animais para humanos, mas ainda não se sabe como ocorreu essa transmissão. É também transmitida através de contacto próximo com pessoas, mas DGS afirma em comunicado que, “habitualmente, não se dissemina facilmente entre os seres humanos”.

Leia ainda: Quer perder peso? Esta pode ser a solução ideal

Sintomas? Quem padece da doença apresenta lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço. Pode evoluir para algo mais grave, como broncopneumonia, sépsis ou encefalite, ou à infeção da córnea que pode conduzir à perda de visão. Pode mesmo levar à morte, sendo que a taxa de mortalidade varia entre os 0 e 11%. A Organização Mundial de Saúde refere que o período de incubação do vírus é geralmente de seis a 13 dias. No entanto, os sintomas podem manifestar-se até 21 dias depois da infeção pelo vírus.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

23-05-2022



RELACIONADOS