Vai viajar? Dicas para levantar dinheiro no estrangeiro

Vai viajar? Dicas para levantar dinheiro no estrangeiro

Lifestyle

Vai viajar? Dicas para levantar dinheiro no estrangeiro

Como forma de responder às suas incertezas, nesta matéria de dinheiro em viagem, selecionamos algumas dicas, para que possa levantar e gerir o seu dinheiro fora de Portugal, da maneira mais segura e vantajosa.

Artigo de Equipa Paraeles

30-10-2019

Se planeia realizar uma viagem em breve, é provável que a sua atenção recaia, primeiramente, nas questões de compra e de reserva antecipada. Como é o caso do transporte até ao destino, caso o mesmo não se processe via veículo próprio, e da acomodação, se esta exigir pagamento prévio. Contudo, grande parte do seu tempo de lazer – durante a estadia propriamente dita -, irá, naturalmente, exigir gastos correntes no local de destino.

Se o país para onde vai não pertencer à Zona Euro terá, também, a preocupação acrescida com taxas de câmbio. Para além das restantes, que se prendem com dúvidas como as seguintes: qual a quantia adequada para levar consigo e se, em caso de necessidade, poderá levantar dinheiro no local das suas férias. Como forma de responder às suas incertezas, nesta matéria de dinheiro em viagem, selecionamos algumas dicas, para que possa levantar e gerir o seu dinheiro fora de Portugal, da maneira mais segura e vantajosa.

Ter notas e moedas fica mais caro?

Não obstante a sensação de segurança que ter dinheiro, sob a forma de notas e moedas, lhe pode trazer, saiba que esta nem sempre é a maneira mais barata de fazer pagamentos no estrangeiro. Ter a precaução de possuir, regularmente, um certo valor em numerário, pode ser útil durante a viagem. Já que se pode vir a deparar numa situação, na qual o comerciante local, não aceita pagamento com cartão, e nenhum ATM próximo se encontra em funcionamento.

Contudo, excetuando casos singulares, a estratégia de pagar com cartão de crédito é, geralmente, a mais económica e, também, a mais simples e segura. Caso viaje para um país onde circule uma moeda distinta, o cartão de crédito dispensa-lhe da necessidade de realizar, previamente, a troca cambial de uma elevada quantia estimada, num determinado momento. Assim, os seus pagamentos estarão sujeitos a taxas de câmbio mais precisas e realistas.

Guarde estas dicas para levantar dinheiro no estrangeiro

O uso do cartão de crédito, em lugar de levantar dinheiro, é especialmente vantajoso se viaja na Zona Euro. Segundo o princípio da igualdade de encargos, instituído pelo Banco de Portugal, as comissões sobre transações nacionais e transacionais são necessariamente iguais sempre que a moeda seja o euro. Assim, ao pagar com o cartão de crédito, num país da União Europeia que tenha adotado o Euro, fica sujeito a condições idênticas às de Portugal.

Fora da União Europeia, podem existir comissões adicionais sob pagamentos efetuados. Também em caso de levantamento em numerário a crédito (cash advance), poderão existir custos extra, pelo que deve estar atento ao preçário da sua instituição financeira.

Certifique-se que levanta dinheiro em segurança

Se efetivamente existir necessidade de levantar dinheiro enquanto viaja, certifique-se que o faz em segurança, optando por uma caixa automática (ATM) com evidente aspeto de conservação e sem sinais de vandalismo.

Verifique, com atenção, se o ATM que está a usar não foi modificado por terceiros, prevenindo que seja vítima de uma situação de fraude. Entre as mais comuns estão: cash trapping (introdução de um objeto de plástico, no terminal de saída das notas, impedindo que estas sejam retiradas), gravação de código PIN por câmara oculta e clonagem de cartões (processo de colocação de dispositivo, no ATM, que grava informação do cartão aí introduzido).

A verdade é que, quando o assunto é a segurança, o cartão de crédito oferece mais garantias. Para além das vantagens já referidas, reveste-se de medidas de proteção ao consumidor. Em caso de roubo ou perda, durante a viagem, o cartão é de imediato cancelado assim que a ocorrência for reportada à instituição bancária. Sendo que, nas 48 horas antecedentes a essa comunicação, a sua responsabilidade nunca será superior a 150 euros.

Informe-se sobre as características e condições do seu cartão

Ao levantar dinheiro fora de Portugal, certifique-se que o local para onde vai, e que a rede do ATM que utiliza, permite a utilização e tem acordo com a marca do seu cartão. O mesmo se aplica ao realizar pagamentos nos TPAs dos estabelecimentos comerciais: estes deverão ter contrato com a rede constante no seu cartão.

Deve, ainda, informar-se sobre os limites diários de levantamento que a rede ATM, à qual recorre, impõe, bem como sobre eventuais valores máximos de levantamento associados ao seu cartão. Não obstante esta questão, pode ser mais vantajoso levantar montantes significativos de uma vez só, em lugar de vários de menor valor, por motivo de eventuais comissões fixas existentes.

Se não tenciona usar um cartão de crédito no dia-a-dia, mas pensa adquirir especificamente para a sua próxima viagem, saiba que não precisa, necessariamente, de o fazer junto do seu banco habitual. Pode ser mais vantajoso recorrer a uma instituição financeira sem custos de anuidade e cuja oferta está disponível para clientes de qualquer banco, sem obrigatoriedade de abertura de conta, como é o caso dos cartões de crédito Unibanco.

Existem várias maneiras, através das quais poderá realizar transações, durante a sua viagem fora de Portugal. Tanto pode optar pelo uso do cartão de crédito como pelo levantamento de numerário, a partir de uma caixa automática local. Pode, ainda, se for o caso, optar por cambiar notas e moedas, transportando consigo, de antemão, uma estimativa de dinheiro.

Recorrer ao cartão de crédito, para efetuar pagamentos no estrangeiro, pode ser a escolha mais prática e económica, mas atente no risco de determinado comerciante local não aceitar este método de transação. Analise as vantagens e desvantagens e, se o levantamento de numerário for realmente necessário, faça-o em segurança e esteja informado sobre custos adicionais.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

30-10-2019



RELACIONADOS