Um roteiro pelas Cinque Terre, as vilas centenárias da Riviera italiana

Um roteiro pelas Cinque Terre, as vilas centenárias da Riviera italiana

Lifestyle

Um roteiro pelas Cinque Terre, as vilas centenárias da Riviera italiana

As Cinque Terre são cinco vilas centenárias situadas à beira-mar, na acidentada costa da Riviera Italiana. As construções sobre as rochas e os portos com barcos de pesca são as imagens de marca destas localidades.

Artigo de André Cruz Martins

16-12-2019

As Cinque Terre são cinco vilas centenárias situadas à beira-mar, na acidentada costa da Riviera Italiana. As construções sobre as rochas e os portos com barcos de pesca são as imagens de marca destas localidades. Saiba o melhor que cada uma destas localidades tem de oferecer, numa viagem de sonho por uma das mais belas regiões de Itália.

Leia ainda: Matera, a cidade italiana que é famosa por causa de cavernas

Pode cumprir este roteiro em apenas um dia, comprando um passe de comboio ou deslocando-se de barco, atividade realizada por várias empresas da região. No entanto, aconselhamos que o faça em dois dias, de modo a desfrutar de cada uma das vilas, sem pressas.

Vernazza

Vernazza é a mais movimentada das Cinco Terre. A sua rua principal é a Via Roma, onde não faltam lojas de souvenirs, bares e restaurantes. Desta rua vai ter vistas deslumbrantes, pois fica mesmo em frente ao mar. É também aqui perto que fica o porto, onde podemos admirar os barcos de pesca e algumas embarcações luxuosas. Um local a visitar em Vernazza  é o Castelo Doria, do século XI, que servia de defesa contra os ataques marítimos. Visite ainda a pitoresca igreja que fica no centro da vila.

Monterosso al Mare

Monterosso al Mare é a maior vila das Cinque Terre. Possui uma zona moderna com restaurantes e bares e um centro histórico com edifícios medievais. Enquanto as outras localidades desta rota situam-se na montanha, Monterosso al Mare tem praias deslumbrantes, unidas por um túnel para pedestres. É servida por excelentes restaurantes, onde pode comer marisco e peixe frescos.

Veja também: Monte Isola, uma pérola italiana escondida no meio de um lago

Corniglia

Corniglia é a localidade mais pequena das Cinco Terre e fica no topo da montanha. É possível chegar lá perto de comboio, mas depois ainda é necessário apanhar um autocarro.Corniglia vale essencialmente pela vista deslumbrante e pela rua principal, com lojas de souvenirs e bons restaurantes.

Manarola

Manarola destaca-se pelas casas coloridas. E pela rua principal, a Via Antonio Discovolo, onde ficam as principais atrações. Não deixe de visitar a igreja de São Lourenço, construída em estilo gótico e barroco. A marina fica numa zona com fantásticas paisagens e como não há praia em Manarola é aqui que os locais apanham sol nas rochas e dão mergulhos no mar.

Riomaggiore

Riomaggiore foi mais uma vila das Cinco Terre construída em cima das rochas. Divide-se em três partes: o centro, a área da estação ferroviária e o bairro dos pescadores. Toda a vila é ligada por túnel. Existe praia, localizada numa baía rochosa. Mas o melhor programa é fazer caminhadas nos vários trilhos demarcados.

Percorra a galeria e veja mais imagens das Cinque Terre.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

16-12-2019



RELACIONADOS