Acordar cedo para ir para o trabalho pode ser a missão mais complicada de todas aquelas que enfrenta ao longo do dia. Trocar o “quentinho” da cama por qualquer outra coisa é inegociável. Mas é algo a que não podemos fugir. Isso, naturalmente, pode tirar-nos toda a alegria e, consequentemente, deixar-nos sem energia para enfrentar o resto do dia. Mas saiba que não tem que ser assim.
Leia ainda: 4 hábitos diários que tornam mais difícil emagrecer
Existe um pequeno truque (segredo, se quiser) que promete dar-nos toda a energia que precisamos para enfrentar a nossa rotina. Um ritual matinal que foi partilhado por uma neuropsicóloga, Sanam Hafeez, em entrevista ao jornal britânico The Independent.
Veja o vídeo:
Truque não ajuda só ao acordar
A especialista explica que é um comportamento que fará com que ao nosso cérebro chegue a informação de que estamos prontos para começar o dia. Além disso, ajuda também a reduzir aquela tentação de deixar-nos levar pelo tal “quentinho” da cama.
“Fazer a cama é uma tarefa simples que requer coordenação suficiente para que o cérebro tenha de estar em estado de alerta enquanto a executa. Além, de ser uma forma rápida de começar as tarefas que tem de realizar de manhã, o que por sua vez também transmite motivação e mais energia para iniciar a jornada”, explica Haffez.
Veja também: 9 dicas simples para ter um 2020 mais saudável
“Adicionalmente, também é uma ótima sensação quando se regressa a casa no final do dia e a cama está feita. Muitos de nós sentimos a tentação de dormir aqueles cinco minutos extra, despachamo-nos a correr e deixamos tudo desarrumado – esse tipo de comportamento desorganizado pode contribuir igualmente para um dia menos estruturado, o que por sua vez pode gerar sentimentos de stress e ansiedade”, defende também a especialista.