As Viagens do Tito: “Veneza tem uma beleza difícil de igualar”

As Viagens do Tito: “Veneza tem uma beleza difícil de igualar”

Lifestyle

As Viagens do Tito: “Veneza tem uma beleza difícil de igualar”

Conheça o outro lado de Veneza, aquele que não está ao alcance da maioria dos milhões de visitantes que viajam para aquela que é uma das mais populares cidades do mundo.

Artigo de Hugo Mesquita

08-02-2019

Tito Elbling é um fã confesso de Itália. Tem um conhecimento profundo do “país da bota”, fruto de já ter visitado várias as suas cidades, e muitas delas em mais do que uma ocasião. É o caso de Veneza que, a par de Florença, é aquela da qual guarda melhores recordações. Afinal, para um fotógrafo como Tito, a paisagem é tudo e nisso Veneza é uma referência.

“Veneza parece uma cidade retirada de um filme. Tem uma beleza difícil de igualar e uma magia que proporciona grandes fotografias. Ficam sempre bem, é incrível”, frisa Tito. É uma referência no turismo mundial e por isso sofre dos mesmos males da maioria destes tipos de destinos: multidões de turistas. É por isso importante conhecer um pouco mais da cidade do que apenas aquilo que vem nos catálogos de viagens. Fruto das inúmeras viagens à cidade das gôndolas, Tito tem um conhecimento que vai um pouco mais além disso.

As Viagens do Tito: “Dubrovnik tem muito mais para oferecer além das muralhas”

Uma das suas mais recentes descobertas foi o Fondaco dei Tedeschi, um pequeno centro comercial de quatro andares, junto à Ponte de Rialto, que, no seu topo, num terraço, oferece uma das mais deslumbrantes vistas de Veneza. O próprio edifício, por si só, é também um espaço que merece a sua visita por conta da sua rica história. Construído em 1228, foi usado como um posto de comércio pelos comerciantes alemães, serviu de alfândega durante o domínio de Napoleão e foi um posto de correios no regime de Mussolini.

“É sem dúvida a vista mais deslumbrante de Veneza. São muito poucos os turistas que dão conta deste pequeno tesouro, até porque não é muito divulgado. O pôr-do-sol ali é qualquer coisa de impressionante”, explica o viajante.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma visita obrigatória uma vez na vida pelo menos. Veneza é de uma beleza indescritível e cada pormenor é uma fotografia ? #Viagenstitoelbling #venice??

Uma publicação partilhada por Tito Elbling VIAGENS (@titoelbling) a

 

“Entrar em Veneza de barco vale cada cêntimo”

Outro dos conselhos dados por Tito aos que procuram uma experiência diferente em Veneza é a chegada à cidade por via marítima. Chegados ao aeroporto, os turistas têm duas opções para chegar à cidade: autocarro ou barco. A segunda, obviamente, é mais dispendiosa, na ordem dos 30 euros, mas nas palavras de Tito: “vale cada cêntimo”.

O mesmo conselho se aplica aos passeios pelos canais. Pode optar por viajar de vaporetto, os autocarros aquáticos, mas nada bate a experiência de passear de gôndola. Afinal, é por elas que a cidade é mais reconhecida no estrangeiro.

“Há barcos de todo o género e feitio, desde ‘carros’ dos bombeiros e até mesmo ‘carrinhas’ funerárias”, conta Tito, ainda hoje surpreendido com a existência deste tipo de embarcações.

As Viagens do Tito: “Entrar em Praga é entrar num conto de fadas”

Veneza também é conhecida pelo Carnaval e pelas suas típicas máscaras. Esta altura do ano seria uma das mais recomendáveis para visitar a cidade, mas mesmo em “fora de época”, uma visita a uma casa de máscaras, é um ida obrigatória no roteiro aconselhado por Tito.

“São autênticos museus, é muito impressionante. Há máscaras de todo o tipo, desde as mais comuns, de 6,7 euros, às mais requintadas, enfeitadas com diamantes, que podem chegar aos milhares de euros. São um souvenir que não pode deixar de trazer. Para não pesar tanto no bolso, pode optar pelas muitas bancas espalhadas pelas ruas da cidade, que oferecem preços bem mais acessíveis”, aconselha Tito.

“As gôndolas iluminadas dão um brilho único à cidade”

Existem locais de interesse na cidade que, por mais atoladas de turistas que possam estar, não pode deixar de visitar. Entre eles estão a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal ou o Museu Peggy Guggenheim. A Ponte dos Suspiros é também, na opinião de Tito, um local de visita obrigatória. Para evitar grandes filas nestas grandes atrações turísticas, deve procurar comprar bilhetes online (sempre em sites oficiais).

Tito aconselha também a exploração da zona mais nova da cidade. Aqui pode encontrar tanto alojamento como alimentação bem mais em conta do que na dita “Veneza turística”. Pegando no tópico do alojamento, o fotógrafo viajante alerta para o facto de as unidades hoteleiras de 3 estrelas serem “bem piores do que as que existem em Portugal e, por isso, não é descabido procurar por hotéis com melhor avaliação ainda que, mesmo assim, a qualidade não esteja totalmente assegurada”.

As viagens do Tito: “Quem vai à Tailândia não sai de lá igual”

O dia em Veneza não acaba à hora de jantar. A noite veneziana consegue ser bastante ativa, principalmente pelo grande aglomerado de estudantes universitários que ali residem. A própria cidade ganha um brilho diferente a estas horas mais tardias. “À noite Veneza é muito bonita.  As gôndolas iluminadas dão um brilho único à cidade. A vista da Ponte Rialto, a estas horas, é ainda mais impressionante”, explica Tito.

Em jeito de conclusão, Tito aconselha uma visita à pequena ilha de Murano, conhecida pelas suas peças de vidro. Aqui pode aproveitar para juntar mais souvenirs à sua bagagem, ver como funciona o fabrico destas peças e ainda deixar envolver-se pela beleza “colorida” das casas.

Tito Elbling vai ter um ano em grande no que a número de viagens diz respeito. Uma das viagens de que guarda uma maior expectativa é Paris, um dos seus destinos de eleição. O fotógrafo vai visitar a capital francesa entre os dias 28 de junho e 1 de julho.

Saiba como pode viajar com Tito nas redes sociais do fotógrafo: InstagramFacebookYoutube e, ainda, no seu blogue pessoal.

Percorra a galeria e veja algumas fotos de Veneza de Tito Elbling.


Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

08-02-2019



RELACIONADOS