Nova moda do TikTok para perder peso rapidamente é perigosa e pode resultar em “diarreia explosiva”

Nova moda do TikTok para perder peso rapidamente é perigosa e pode resultar em “diarreia explosiva”

Lifestyle

Nova moda do TikTok para perder peso rapidamente é perigosa e pode resultar em “diarreia explosiva”

Nutricionista alerta para os perigos da nova moda do TikTok que promete perder peso rapidamente. Descubra os riscos que corre se o fizer.

Artigo de Bruno Seruca

31-07-2024

É no verão que muitas pessoas se entregam a todo o tipo de dietas na esperança de perder os quilos a mais antes de ir para a praia. Por sua vez, no TikTok surgem cada vez mais tendências que prometem ser a resposta para aquilo que tantos desejam: perder peso rapidamente. A mais recente, na qual muitos acreditam de forma errada, acarreta vários perigos para quem a faça.

Leia ainda: Vai comer pão? Cuidado que pode acusar álcool no teste do balão

O polémico vestido de Lenka em O Preço Certo

Agora, é o óleo de rícino que está em patamar de destaque nesta rede social. Muitos influencers podem ser vistos a beber uma colher de sopa do referido óleo. Algo que fazem com uma periodicidade mensal. Garantem que esta é uma forma eficaz de perder peso rapidamente. Mas será mesmo assim? A resposta é não! E quem o garante é a nutricionista Emily Wood em conversa com o Daily Star.

Tendência pode dar origem a “diarreia explosiva”

Realçam os influencers que vão a correr para a casa de banho quando ingerem a colher de sopa de óleo de rícino. E que isso os “limpa” e ajuda a que percam peso. “Utilizadores do TikTok que rotulam o óleo de rícino como um auxiliar para a perda de peso são mentirosos. O efeito primário é como um laxante potente e não como um queimador de gordura. O que pode levar à perda de peso temporária devido à eliminação de água e não à perda sustentável de gordura”, explica. E existem vários riscos a ter em conta. É que a ingestão de óleo de rícino pode originar problemas digestivos. Ou seja, “diarreia explosiva”. A especialista alerta ainda que pode provocar “cólicas abdominais, náuseas, desidratação e desequilíbrios eletrolíticos. Representando riscos especialmente para indivíduos com sistemas digestivos sensíveis ou condições médicas preexistentes”.

O que fazer?

Por fim, a nutricionista revela aquilo que as pessoas devem fazer. “Em vez de depender de óleo de rícino ou medidas drásticas semelhantes, uma ‘limpeza corporal’ segura envolve aumentar a ingestão de água, consumir alimentos ricos em fibras e focar-se em alimentos integrais e minimamente processados. Além de reduzir o álcool para apoiar os processos naturais de desintoxicação do corpo através do fígado, rins e intestinos”, diz. “O maior equívoco nas dietas é que soluções rápidas ou dietas da moda, como aquelas que envolvem óleo de rícino, podem levar à perda de peso sustentável. Na realidade, o sucesso a longo prazo vem de uma nutrição equilibrada, exercícios regulares e hábitos de vida saudáveis, e não de soluções temporárias”, termina.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

31-07-2024



RELACIONADOS