Ter cão em casa? O coração agradece

Ter cão em casa? O coração agradece

Lifestyle

Ter cão em casa? O coração agradece

Conheça o estudo que fará com que queira levar para casa um fiel amigo do homem.

Artigo de Bruno Seruca

11-05-2024

Ter ou não ter cão em casa é uma discussão que não se resume ao pelo que os animais deixam pelo lar. Existe muito mais a ter em conta e um estudo sueco é capaz de fazer com que queira levar já um fiel amigo de quatro patas para casa. E tudo está relacionado com a saúde. É que ter um cão em casa é benéfico para o coração. “Os cães podem ser benéficos na redução do risco cardiovascular dos donos por darem apoio social e motivar a prática de atividade física”, pode ler-se no estudo.

Leia ainda: 10 petiscos mais esquisitos do que caracóis

CyberDog, o robot da Xiaomi que é parecido com o fiel amigo de quatro patas

O estudo contou com a participação de 3,4 milhões de pessoas com idades compreendidas entre os 40 e 80 anos, que foram analisadas ao longo de 12 anos. A conclusão foi a de que ter um cão leva a um menor risco de morte motivada por doenças cardiovasculares. O risco diminui em 23%. Mas há mais dados a ter em conta. Outras das conclusões do estudo é a de que existe uma diminuição de 20% de risco de morte, independentemente da causa.

Pessoas com cães têm uma maior atividade física.

Mas afinal, qual o segredo? Os passeios diários são um dos grandes destaques do estudo. Algo que acaba por ter impacto em diversos aspetos da vida das pessoas. Existe uma melhor resposta ao stress, existe uma maior prática de exercício físico e até os níveis de colesterol são mais baixos. Tudo isto é ainda mais importante em pessoas que vivem sozinhas. «Os cães encorajam-nos a caminhar, dão-nos apoio social e fazem com que a nossa vida tenha mais significado. Se temos um cão, interagimos mais com os outros”, explica Tove Fall, coordenador do estudo, em declarações ao jornal The Guardian.

De acordo com dados recentes, em Portugal Continental, 38,8% dos lares tinha pelo menos um cão. E num passado não muito distante os portugueses ocupavam o 12º lugar da lista de países europeus com mais animais de estimação. Se está na dúvida em relação a ter um cão, lembre-se de que o seu coração agradece.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

11-05-2024



RELACIONADOS