mão a agarrar papel higiénico

Surpreenda-se com o bem que faz ao cérebro defecar antes de um evento desportivo ou tomada de decisão importante

Lifestyle

Surpreenda-se com o bem que faz ao cérebro defecar antes de um evento desportivo ou tomada de decisão importante

Adia algumas idas à casa de banho? Saiba a importância de defecar antes de momentos muito importantes e que exigem tomada de decisões.

Artigo de Bruno Seruca

08-01-2025

Um novo estudo está a fazer correr muita tinta. Até porque o resultado mostra que triatletas conseguiram um melhor desempenho num teste cognitivo, que tinha como objetivo simular a decisão rápida em desportos, depois de defecar. É certo que este é um tema sobre o qual nem todos gostam de falar, mas prepare-se para a surpresa com aquilo que irá descobrir.

Leia ainda: Estes 4 signos têm tudo a seu favor para ficarem ricos em 2025

Futebolista apanhado a urinar em pleno relvado

13 participantes realizaram o teste de Stoop três vezes por semana. Uma das vezes sem evacuar. Outra uma hora depois da ida à casa de banho. E a terceira com o auxílio de um laxante de óxido de magnésio. “O desempenho no teste de Stroop foi melhorado em todos os participantes após a defecação induzida por magnésio. E na maioria (69%) dos participantes após a defecação não induzida por magnésio”, referem os investigadores num artigo publicado no Sports Medicine and Health Science.

O teste consistia em receber palavras coloridas impressas em papéis. Como por exemplo a cor vermelho na palavra verde. O desafio passa por dizer o nome da cor escrita o mais rapidamente possível. Os resultados foram utilizados para analisar a atenção seletiva e julgamento mental. Este estudo surge na sequência de um mais antigo. Em que foi descoberto que defecar melhorava muito o desempenho no ciclismo. E que aumentava o suprimento de sangue para o córtex pré-frontal, zona do cérebro associada à tomada de decisões.

Detalhe surpreende investigadores

O estudo anterior em conjunto com os novos resultados serve para que os investigadores revelem que defecar faz com que o corpo fique com mais energia para gastar em cognição. Bem como na intensidade de exercício. É defendido que o sistema nervoso entérico que envolve o reto pode ter um papel importante em tarefas cognitivas imediatas. Algo que acontece ao serem enviados sinais para o cérebro com base no intestino. Ainda assim, o que acaba por ser mais significativo é a descoberta das melhorias associadas à defecação com auxílio do magnésio.

Em jeito de conclusão, a equipa que realizou o estudo defende a realização de novos trabalhos. Que possam centrar-se na composição das bactérias intestinais. Bem como a fome das pessoas e o horário das refeições. De modo a perceber qual o impacto na clareza mental. Ainda assim, fica a ideia de melhores decisões. Que são mais rápidas e mais inteligentes.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

08-01-2025



RELACIONADOS