Sonda Insight, mais um passo rumo à ida do Homem a Marte

Sonda Insight, mais um passo rumo à ida do Homem a Marte

Lifestyle

Sonda Insight, mais um passo rumo à ida do Homem a Marte

A sonda Insight aterrou com sucesso em Marte. Espera-lhe agora uma missão de dois anos de intensa investigação sobre o Planeta Vermelho.

Artigo de Hugo Mesquita

27-11-2018

“Aqui sonda Insight. Cheguei bem.” Está dado mais um passo importante tendo em vista a ida do homem a Marte. A sonda Insight, da NASA, aterrou com sucesso no Planeta Vermelho e vai agora realizar diferentes pesquisas ali durante dois anos.

Os minutos que antecederam a aterragem foram de grande ansiedade. Foram sete minutos de grande incerteza que acabaram em sorrisos, palmas e abraços entre os responsáveis do lançamento desta sonda, na sala de controlo da Jet Propulsion Laboratory da NASA. Eram 19h54 em Lisboa quando a Insight pisou terreno marciano pela primeira vez.

João Lousada: “Primeira missão tripulada a Marte vai acontecer na década de 2030”

São dois anos de missão, mas a sonda não perdeu tempo. Pouco mais de 10 minutos depois de ter aterrado, enviou para Terra a primeira foto da superfície de Marte.

A foto foi partilhada pela NASA via Twitter. “A vista que a Insight tem é um terreno plano e suave chamado Elysium Planitia, mas o seu local de trabalho é abaixo da superfície, onde será estudado o interior de Marte”, escreveram na legenda.

 

“Primeira missão tripulada a Marte acontecerá na década de 2030”

Lançada a 5 de maio, depois de uma viagem de 484 milhões de quilómetros, a Insight realizou uma aterragem perfeita e está pronta para iniciar trabalho, como comprova a primeira foto partilhada pela sonda. Se tudo correr como previsto, este será um passo importante para realizar a primeira missão tripulada a Marte.

Um dos maiores especialistas no Planeta Vermelho é português, o astronauta João Lousada. É um dos principais candidatos a embarcar numa primeira missão tripulada a Marte. Em entrevista ao paraeles, João Lousada revelou que a primeira ida do Homem ao Planeta Vermelho deverá acontecer na década de 2030.

“Acredito que a primeira missão tripulada a Marte acontecerá na década de 2030. Isso significaria que a primeira pessoa a caminhar em Marte provavelmente já nasceu”, contou-nos.

Relativamente à colonização de Marte, o astronauta acredita que “só alcançaremos esse nível de autonomia a partir de 2050. Até lá, as missões tripuladas a Marte serão sempre ‘com regresso’”, explicou-nos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

27-11-2018



RELACIONADOS