Tem vindo a aumentar o número de casos de cancro do cólon entre os jovens. Este é um fenómeno que se verifica há três décadas, mesmo com uma redução dos casos junto de pessoas mais velhas. O que acontece é que as pessoas mais novas tendem a detetar a doença num estado mais avançado, o que dificulta o tratamento e a cura. É por isso que é importante estar atento a estes 6 sintomas que ajudam a detetar cancro do cólon junto dos mais novos. Algo que é destacado pelo New York Post.
Leia ainda: Consumo de água engarrafada associado a vários problemas de saúde
Entrámos no Palácio da Disney, em Sintra
1 – Sangramento retal
Estudos salientam que este é o sintoma mais comum junto de pessoas mais novas. Pois quase metade das pessoas diagnosticadas relataram a presença de sangue no papel higiénico ou na sanita. “O sangue desses tumores tem uma distância menor para viajar, então ele sai vermelho brilhante, enquanto o sangue que está no trato digestivo por algum tempo pode parecer quase preto”, explica a oncologista Andrea Cercek à Self.
2 – Mudança nos hábitos na casa de banho
“Frequentemente, um tumor no cólon ou reto irá — como um entupimento de um cano — mudar a maneira como defeca. Isso pode significar prisão de ventre frequente, diarreia ou ambos. Em outros casos, as pessoas não se sentem ‘vazias’ depois de evacuar, ou percebem que o cocó está com uma aparência diferente (está mais estreito, por exemplo)”, refere o oncologista Tiago Biachi à Self.
3 – Dor abdominal ou cólicas
São comuns as dores abdominais persistentes, especialmente que coincidem com a hora das refeições. “Se for uma dor abdominal nova ou diferente do que já sentiu antes, é um motivo para consultar o médico”, recomenda a médica Sonia Kupfer em conversa com a Self.
4 – Perda de peso inexplicável
Tumores colorretais podem levar à libertação de hormonas que fazem com que perca o apetite. Um estudo dá conta de que 15% dos jovens relataram perda de apetite entre quatro a seis meses antes do diagnóstico da doença. Perder 4,5 quilogramas ou 5% do peso corporal em seis meses sem ter feito nada por isso é motivo para visitar o médico.
5 – Anemia
O sangramento que ocorre nos tumores colorretais pode dar origem a anemia. Algo que está associado ao facto de o corpo não ter glóbulos vermelhos suficientes.
6 – Cansaço extremo
Tal como acontece com outros cancros, também o do cólon leva a uma sensação de cansaço extremo. Perto de 8% dos doentes mais jovens passaram pela fadiga acentuada meses antes do diagnóstico.
Fotos: Shutterstock