Sines, a bela cidade no litoral Alentejano onde Vasco da Gama é estrela

Sines, a bela cidade no litoral Alentejano onde Vasco da Gama é estrela

Lifestyle

Sines, a bela cidade no litoral Alentejano onde Vasco da Gama é estrela

Em redor de Sines há 30 quilómetros de costa, com praias para todos os gostos. Uma das mais interessantes é a praia da Costa de Santo André. É muito pouco frequentada, principalmente devido à agitação marítima e aos fundos perigosos, mas de grande beleza.

Artigo de André Cruz Martins

07-08-2019

Todos os anos, Sines entra no mapa na segunda quinzena de julho. Em primeiro lugar, devido ao Festival Músicas do Mundo, que em 2019, decorre de 18 a 27 de julho. Mas também pelo evento “Tasquinhas de Sines”, em que se alia a componente gastronómica à animação. Com vista para o mar, várias barraquinhas vendem iguarias como sardinha, cavala, polvo e muito mais. Em 2019, acontece  13 de julho a 4 de agosto e, durante a noite, decorrem concertos. Estes são sempre dois excelentes pretextos para visitar esta bela cidade no litoral Alentejano. Curiosamente, apesar de já fazer parte do Alentejo, Sines ainda pertence ao distrito de Setúbal.

Vasco da Gama, o herói de Sines

Foi em Sines que nasceu o famoso navegador Vasco da Gama (1468-1524), filho do Alcaide-mor da cidade. No centro, no Largo Muro da Praia, foi construída uma estátua em sua honra e outra em frente ao castelo. Local apontado por alguns historiadores como berço e morada de Vasco da Gama, a Torre de Menagem do Castelo de Sines recebe um centro de evocação da sua vida. Devido à falta de objetos diretamente ligados ao navegador, foi construída uma instalação multimédia que conta a história de vida de Vasco da Gama e dos Descobrimentos portugueses.

Leia ainda: 10 aldeias imperdíveis em Portugal que tem de visitar

A praia urbana da baía de Sines, a alguns metros do centro da cidade, tem o nome do navegador. É uma baía abrigada, banhada por um mar normalmente muito calmo, ideal para a prática de windsurf e vela. É ladeada pela Avenida Marginal, que proporciona agradáveis passeios e pé ou bicicleta e a prática de jogging. Aqui existem muitos bares e esplanadas e costuma receber muitos concertos de música.

Outras praias para desfrutar

Em redor de Sines há 30 quilómetros de costa, com praias para todos os gostos. Uma das mais interessantes é a praia da Costa de Santo André. É muito pouco frequentada, principalmente devido à agitação marítima e aos fundos perigosos, mas de grande beleza.

A praia de Melides é outra indicada para quem gosta de sossego. Tem apenas as infra-estruturas turísticas essenciais e respeita o puro ecossistema em que se insere. A sul da frente de praia há dunas com flora endémica e a norte arribas de arenitos. A paisagem é deslumbrante. A praia da Vieirinha, também conhecida como praia da Pedra da Casca, tem um extenso areal com pequenas rochas no mar que formam pequenas enseadas. É sem dúvida outra das praias mais bonitas da zona.

Sines também respira cultura

A cidade de Sines está bem servida de atrações culturais. Pode visitar o Museu Arqueológico, onde se guardam vestígios arqueológicos encontrados na região, comprovando a sua ocupação em tempos remotos. O Centro de Artes de Sines é o principal equipamento cultural e de suporte às artes e educação em Sines. A sua atividade divide-se em vários espaços e valências e costuma acolher exposições temporárias muito interessantes, sobre os mais variados assuntos.

A cerca de 500 metros do Centro de Artes de Sines fica a A das Artes Livraria, que em 2015 recebeu o prémio de “Livraria Preferida dos Portugueses”. A distinção foi atribuída pela APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros), que a distinguiu igualmente com o prémio de Melhor Atendimento. No local, para além de livros, vende-se CD’s de música.

Fantástica gastronomia

Não faltam bons restaurantes em Sines, que servem essencialmente peixe e marisco deliciosos. A marisqueira Cais da Estação surgiu da recuperação do antigo armazém de Mercadorias da Estação de comboios de Sines. Manteve a traça industrial original e a ementa tem as suas raízes na cozinha regional alentejana. Destacam-se os petiscos confecionados a partir do peixe e marisco fresco da Costa Alentejana. O arroz de lingueirão com choco frito (afinal de contas, Setúbal não está nada longe) é a especialidade mais conhecida.

Veja também: Em Porto Santo há vida além das praias incríveis

A Adega de Sines é outro fantástico restaurante na cidade. Os pratos são simples e baratos, com peixe da zona mas também carne de grande qualidade. No restaurante Flor de Sines, as especialidades são salada de búzio, choco, polvo, ovas e picanha na pedra. Não pode deixar de experimentar os vasquinhos, o bolo mais conhecido da terra. Trata-se de um doce de massa tenra com recheio de amêndoa, gila e doce de ovos. E tal como o nome indica, é mais uma homenagem ao navegador Vasco da Gama. O melhor local para os provar é na pastelaria Vela d’Ouro.

Onde ficar

Para ficar alojado em Sines, aconselhamos o Hotel Dom Vasco, situado ao lado de um jardim, numa tranquila área residencial de Sines. Aqui pode descansar com toda a comodidade de um 4 estrelas e dar umas braçadas na piscina exterior. O restaurante do hotel serve comida tradicional portuguesa e como não poderia deixar de ser, baseada no peixe e no marisco. As duas grandes especialidades são a açorda de marisco ou de bacalhau e a feijoada de búzios.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Sines.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

07-08-2019



RELACIONADOS