Existem várias coisas que a bem da sua saúde nunca deverá ter em casa. E quem o defende é Julia Adamian, médica da NYU Langone, situada em Nova Iorque, Estados Unidos da América. Que, em conversa com o The Post, partilha aquilo que não tem na sua habitação. De riscos escondidos a tentações, existe um pouco de tudo na lista partilhada pela profissional de saúde.
Leia ainda: Como queimar calorias rápido? Com estas 4 dicas nem precisa de ir ao ginásio
Conheça o misterioso palácio da Disaney em Sintra
1 – Desarrumação
É verdade que não estamos a falar de uma coisa em específico, mas de algo que envolve muitas coisas. “O problema oculto da desarrumação é o pó. É difícil de limpar e pode causar alergias. As pessoas não percebem que os alergénios mais comuns estão em casa”, defende. É por isto que muitos especialistas associam a desarrumação a problemas de saúde.
2 – Tapetes com borlas
Parece uma simples peça de decoração, mas é a fonte de muitos ferimentos. “Uma coisa que eu definitivamente não teria em casa é um tapete com borlas, porque é muito fácil tropeçar nele”, argumenta. A médica argumenta que este tapetes tendem a ser desvalorizados porque as pessoas não olham para o chão quando andam em casa.
3 – Queijo
O título é queijo por ser algo que a médica aprecia, mas podia ser alimentos tentadores. O que Julia Adamian defende é que não tenha na cozinha alimentos que possam “encorajar maus hábitos”. Não os tendo em casa acabará por não os consumir com grande frequência.
4 – Detergente para roupa perfumado
Vários dermatologistas defendem que o uso de sabonetes e detergentes para roupas perfumados podem causar danos em peles sensíveis. Algo que é partilhado pela médica. Que alerta para as reações alérgicas. bem como para irritações no nariz devido a cheiros fortes. Que até podem interromper o sono. Estes produtos costumam ser feitos com ftalatos, usados para combinar fragrâncias. Estudos associam estes a problemas de saúde como doenças cardíacas, obesidade e resistência à insulina e diabetes. São também apontados por especialistas como disruptores hormonais. Que podem ter impacto na fertilidade em ambos os sexos.
5 – Televisão no quarto
“O quarto deve ser usado para dormir e para a intimidade, mas não para ver televisão”, diz a médica. Defendendo que ver televisão antes de dormir pode gerar diversas reações no corpo, como a insónia. “Todos nós somos tão treinados em multitarefas e em fazer tantas coisas ao mesmo tempo. Mas a televisão deve ser separada, porque o sono é extremamente importante”, termina.
Fotos: Shutterstock