Descobre o cozinheiro mais excêntrico da internet

Descobre o cozinheiro mais excêntrico da internet

Lifestyle

Descobre o cozinheiro mais excêntrico da internet

Depois de partilhar um vídeo a preparar carne de uma forma especial, o cozinheiro turco Nusret Gökçe ganhou uma legião de fãs gigante na internet. No entanto, há muitas mais atividades em “Salt Bae” que merecem a nossa atenção.

Artigo de Francisco Correia

25-02-2018

Aos primeiros dias do ano de 2017 surgia um vídeo nas redes sociais de um cozinheiro a colocar sal na carne ao seu estilo. O momento tornou-se viral, superando rapidamente as 10 milhões de visualizações e aí nasceu o “Salt Bae”. Se ainda não conheces um dos fenómenos da rede, nós deixamos em baixo sobre o que estamos a falar.

 

Mas quem é Salt Bae?

 

Mesmo antes deste vídeo viral, Nusret Gökçe já era um homem bem sucedido. Trata-se de um cozinheiro de 34 anos, natural da Turquia, e proprietário de uma cadeia de restaurantes, a Nusr-Et, desde os 27 anos.

O primeiro estabelecimento, em Istambul, começou por ter apenas oito mesas. Mais tarde, o negócio expandiu-se para Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Nos textos de apresentação às redes sociais, Salt Bae promete expandir o negócio para todo o mundo. Miami, Berlim, Londres e Nova Iorque são alguns dos destinos que se seguem para receber a steakhouse de origem turca. O objetivo de Nusret é internacionalizar o seu produto e marca baseada em carnes importadas. A ementa já foi aprovada por grandes figuras do cinema como Leonardo DiCaprio.

 

Outra figura que poderá opinar sobre o fenómeno que é este turco e os respetivos pratos é o português Pêpê Rapazote. O restaurante de Nusret no Dubai já foi o espaço de uma cena da nova temporada da série Narcos.

Paixão e luta constante na caminhada para o sucesso

 

Para Nusret Gökçe “a forma e o sabor da carne do início ao fim são uma parte de mim. Todos os meus sentimentos vêm de dentro quando preparo a carne, especialmente ao meter o sal”. Nenhum grão deste condimento escapa à mão de Salt Bae.

 

Em entrevista à NBC News, o cozinheiro e empresário revelou que “Nusret” significa vitória em turco, sendo a junção das letras “e” e “t” significam carne na mesma língua. Salt Bae destaca estas palavras pela infância complicada, vivendo na pobreza ao ponto de deixar a escola aos cinco anos. O turco confessou: “trabalho mais de 13 horas na cozinha desde os 14 anos. Queria ir à Argentina conhecer a indústria da carne e depois queria ir aos Estados Unidos, mas tive o cartão de crédito recusado cinco ou seis vezes, mas nunca desisti”. Hoje, são nove restaurantes e cerca de 600 empregados, incluindo quatro irmãos.

 

Estilo de vida sem igual

 

A arte na cozinha também merece umas pausas. Salt Bae vai partilhando nas redes sociais o que vai ocorrendo na vida. Sempre de óculos escuros redondos, e roupas leves a conjugar preto e branco, o turco vai espalhando o seu estilo em vários pontos do mundo. Além disso, é também uma pessoa muito focada nos ginásio, especialmente quando calça as luvas de boxe.

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Francisco Correia

25-02-2018



RELACIONADOS