É um hábito que poupa o meio ambiente e também a carteira, mas que pode trazer sérios riscos à saúde. Falamos de beber água numa garrafa reutilizável que, segundo um estudo publicado recentemente, pode ser tão sujo como – imagine-se! – lamber o assento de uma sanita.
Aproveite já este bónus de 50 euros para apostar. Registe-se aqui.
O documento, realizado pelo treadmillreviews, revelou que as garrafas de plástico que muitos reutilizam sem lavar com a devida frequência estão repletas de germes. São, por isso, uma verdadeira ameaça ao nosso organismo. Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram em laboratório garrafas de água após cada uma ser utilizada durante uma semana por um atleta.
Veja o vídeo:
Os germes encontrados numa garrafa de água estão ao nível de uma tampa de sanita
Os resultados são assustadores. A garrafa com mais bactérias – em média 900 mil unidades formadoras de colónias por centímetro quadrado – tinha mais bactérias do que a tampa de uma sanita. Feito o teste na garrafa de uma pessoa comum, foram encontradas 313.499 bactérias por centímetro quadrado. E o pior é que os investigadores apuraram que 60% dos germes encontrados são capazes de deixar as pessoas doentes.
Veja também: Filme de 2011 com Matt Damon adivinhou chegada do coronavírus
Isto deve-se sobretudo ao facto das pessoas usarem a mesma garrafa durante um largo período de tempo sem fazer uma limpeza adequada. Saiba que nas diversas análises apurou-se que as garrafas ‘de esguichar’ eram das menos ‘contaminadas’ e que beber de garrafas de aço inoxidável é mais saudável do que usar as de plástico. Moral da história: se fizer uma limpeza regular à sua garrafa, não tem corre riscos e ajuda o ambiente. Cenário perfeito.