O Carnaval é um dos períodos mais esperados do ano. Celebrado em todo o mundo, tem o seu principal epicentro no Brasil. Mas Portugal tem também uma palavra a dizer nesta tradição secular, até porque foram os portugueses que levaram a festa para terras de Vera Cruz. Provavelmente também celebra esta data, mas sabe o que realmente significa o Carnaval?
Leia ainda: Paolla Oliveira, as vadias e a libertação carnavalesca
Anitta revela como engata no Carnaval
A tradição terá começado na Grécia Antiga. O Carnaval era um ritual que servia para agradecer aos deuses pela fertilidade do solo e produção agrícola. Inicialmente, a Igreja Católica não aderiu por se tratar de uma festa pagã. Mais tarde, é assimilado pela catolicismo como o Entrudo, os três dias que antecedem a Quaresma (40 dias antes do Domingo de Páscoa). Como a Quaresma eram 40 dias onde os crentes deviam praticar o jejum, estes três dias eram sinónimo de grandes festas, caracterizadas por vários excessos.
No Renascimento nasce o famoso bailes de máscaras
Em Portugal, os festejos abandonam o carácter religioso com a Implantação da República. Passam a ser verdadeiros grandes cortejos na rua, com carros alegóricos dedicados à sátira social.
Carnaval de Torres Vedras é considerado o mais antigo de Portugal
O Carnaval de Torres Vedras é talvez o mais conhecido, mas existem mais como Ovar, Sesimbra, Sines, Loulé, Estarreja, Loures, Nazaré e Elvas. Também nas regiões autónomas, a tradição se cumpre. Especial destaque para o da Madeira (um dos maiores destinos para o turismo de Carnaval) que, reza a história, terão sido os imigrantes oriundos da Madeira a levar o Carnaval para o Brasil.
Visto como o país do Carnaval, o Brasil é a principal referência desta folia. Por se festejar no verão, no Brasil é o samba quem mais ordena. O desfile das mulheres quase despidas é uma das imagens de marca. Essa tradição tem feito a sua influência no nosso país, com a criação de várias escolas de samba, mesmo que em Portugal se celebre no Inverno. Tradicionalmente, as festas de Carnaval das cidades portuguesas têm dois padrinhos. Normalmente figuras públicas, ou pessoas de referência da região. O País vai estar em festa. Só tem que escolher o sítio. Divirta-se!
Fotos: Impala