Sabe aquela sensação de que está a cair quando adormece? Isso tem uma explicação

Sabe aquela sensação de que está a cair quando adormece? Isso tem uma explicação

Lifestyle

Sabe aquela sensação de que está a cair quando adormece? Isso tem uma explicação

De acordo com Rafael Pelayo, especialista do sono, do Stanford Sleep Medicine Center, nos EUA, essa sensação até tem um nome.

Artigo de Equipa Paraeles

08-04-2021

Quase toda a gente já passou por aquele momento, que dura um segundo, mas que causa um enorme susto, e esse é sentir que está a cair enquanto está a dormir. Sim, não pense que só acontece a si. Nada disso. De acordo com Rafael Pelayo, especialista do sono, do Stanford Sleep Medicine Center, nos EUA, essa sensação até tem um nome. Chama-lhe idiota hipnótico. Segundo o especialista, é um sinal de que o corpo está a fazer a transição direta do estágio um do sono para o REM (o estágio final).  Pelayo explica que quando o corpo tem maus hábitos de sono, passa de um estado para o outro de forma muito repentina, o que leva à tal sensação de que está a cair.  Cerca de 70% da população já sentiu na pele estes espasmos quando está a cair no sono profundo.

12 orgasmos que deram que falar em Hollywood

Ciência revela o que a falta de sono faz à sua saúde

Há muito que se debate a associação entre a falta de sono, normalmente conhecida como sono interrompido, e diversas doenças. Aliás, este tema tem sido mesmo algo a que a ciência se tem dedicado ao longo dos anos. Agora, surge um estudo que revela mais pormenores sobre esta associação.

Um ensaio clínico realizado por uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, e publicado na PLOS Biology tem novidades acerca deste tema. De acordo com o estudo a falta de sono provoca uma resposta inflamatória. Esta pode intensificar a aterosclerose, que é o entupimento das artérias pela placa de colesterol. Algo que pode aumentar o risco de derrame.

Leia ainda: 5 frutas que podem ser aliadas importantes na perda de peso

Os investigadores concluíram este cenário depois de estudarem 1600 adultos que fizeram parte de estudos de sono. Durante os trabalhos foram monitorizadas as vias inflamatórias enquanto dormiam. O objetivo passou por descobrir como é que as perturbações do sono podem ter um impacto negativo nos níveis de dois tipos de glóbulos brancos: neutrófilos e monócitos. Que são os que contribuem para a resposta inflamatória do corpo. Foram ainda estudados nos níveis de depósitos de cálcio que causam placas nas artérias coronárias.

Olhando para o estudo, verifica-se uma associação entre os movimentos durante o sono e um crescimento nas medidas de neutrófilos e cálcio. Por sua vez, não foi notado um crescimento nos níveis de monócitos. O que leva os investigadores a concluírem que a falta de sono, ou a má qualidade deste, tem impacto no aumento de neutrófilos. Algo que conduz a um maior número dos depósitos de cálcio e à aterosclerose.


Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

08-04-2021



RELACIONADOS