Garfield é uma ilustração muito precisa de como um gato pode ser extremamente guloso. Por vezes, ficamos mesmo impressionados com a quantidade de comida que consomem. E quando, mesmo depois de terem “limpado” a tigela da comida, ainda quase que nos imploram por mais? É difícil dizer que não, mas é importante saber a quantidade certa de alimento que estes felinos devem comer por dia.
Leia ainda: Fique a saber por que os cães bocejam com frequência
Uma boa forma de controlar a quantidade de comida que eles comem é dividir a sua alimentação por refeições, tal como acontece com os humanos. E sobre isso, o mais correto, segundo um estudo recente, é apostar numa refeição grande por dia. O trabalho realizado por especialistas em nutrição animal da Universidade de Guelph, em Ontário, Canadá, descobriu que gatos alimentados com uma grande refeição por dia podem ficar mais satisfeitos e implorar menos por comida do que gatos que são alimentados com várias refeições menores ao longo do dia.
Veja o vídeo:
Gato deve comer uma refeição grande por dia
Os investigadores concluíram que os felinos que comiam apenas uma refeição por dia tinham níveis mais altos de três hormonas reguladoras do apetite. Ou seja, estavam mais satisfeitos. Além disso, desta forma queimam mais as suas reservas de gordura e têm mais proteína disponível para desenvolver os músculos. Estre trabalho acompanhou oito gatos domésticos que foram alimentados uma vez ao dia. E depois quatro vezes ao dia durante 21 dias.