A Quinta de Ventozelo é um novo enoturismo no Douro. Vai abrir parcialmente em outubro de 2019, com sete quartos a funcionar. Os 29 quartos começarão a funcionar a 100 por cento a partir de fevereiro de 2020. Cuidadosamente reabilitados, estão enquadradas nos socalcos da Quinta.
Situada na margem esquerda do Douro, ao chegar a Ervedosa, esta Quinta beneficia de uma vista deslumbrante sobre o rio. A tranquilidade e a ligação à Natureza são sem dúvida grandes mais-valias deste lugar. No site oficial da Quinta do Ventozelo já estão disponíveis pré-reservas.
É uma das mais antigas Quintas do Douro
A Quinta de Ventozelo era terra cultivada pelos monges de Cister, grandes impulsionadores da agricultura local e fundadores do vinho do Porto, que povoaram a região na Idade média. A primeira referência histórica de Ventozelo data de 1288. Trata-se de uma das maiores e mais antigas quintas do Douro.
Leia ainda: Janeiro de Cima, uma encantadora aldeia de xisto nas margens do Zêzere
Em 2014 a Quinta de Ventozelo foi adquirida pela Gran Cruz, a maior empresa exportadora de vinho do Porto em Portugal. Para aproveitar o enorme potencial da propriedade, surgiu esta aposta no enoturismo e no turismo da natureza.
200 hectares de vinha
As condições excecionais de solo e o clima de Ventozelo propiciam a produção de um vinho de excelência. Há cerca de 200 hectares de vinha e mais de um milhão de videiras plantadas, que se estendem desde a margem do Douro, a cerca de 130 metros, até ao alto da quinta, acima dos 500 metros.
O restaurante
Os hóspedes poderão degustar a magnífica comida local na Cantina de Ventozelo, onde antigamente eram servidas as refeições dos trabalhadores. O local tem esplanada com vista sobre a Quinta e o Rio Douro.
Veja também: Quinta M, o alojamento português onde pode dormir em cabanas mongóis
À mesa, estarão receitas tradicionais do Douro e de Trás-os -Montes e os produtos da Quinta. E como não poderia deixar de ser, não faltarão os vinhos do Douro e do Porto da Quinta de Ventozelo.
Cais flutuante e Centro Interpretativo para breve
Em breve, haverá um cais flutuante para os barcos poderem largar pessoas. E quem aqui vier terá areia suficiente para tomar um banho em segurança. E está também em construção o Centro Interpretativo, que apresentará a riqueza e biodiversidade da quinta.