A pressão arterial alta ou hipertensão é um problema de saúde sério que aumenta em grande medida o risco de sofrer ataques cardíacos ou enfartes. É, por isso, importante fazer análises regular e medir a pressão arterial. Para evitar problemas no futuro, deve optar, naturalmente, por um estilo de vida saudável. A par disso, existem alguns passos, aconselhados pelos especialistas, que deve seguir.
A propósito deste problema, o farmacêutico Abbas Kanani revelou, em declarações ao The Telegraph, três mudanças na dieta que podem reduzir significativamente o risco de pressão alta. Reproduzimos aqui o que foi dito pelo especialista à publicação britânica.
Peixes gordos ajudam a reduzir pressão arterial
Comer menos sal.
Deve evitar alimentos salgados, uma vez que aqueles que contêm um alto teor de sal podem provocar hipertensão. “É importante reconhecer que o sal tem uma implicação direta na pressão arterial. O sal contém sódio, que incapacita a habilidade do corpo em remover a água em excesso presente no organismo”, explica Kanani.
Leia ainda: Dieta polémica promete perda de 10 kg em apenas seis semanas
“O fluído em excesso significa que o coração necessita de fazer o dobro do esforço para trabalhar, apenas para remover esse volume extra de água. Como tal, a pressão arterial aumenta, colocando uma tensão suplementar nas artérias, danificando-as e tornando-as mais duras e estreitas. Deixando os indivíduos mais propensos a virem a sofrer um potencial ataque cardíaco fatal”, diz ainda o especialista, a propósito dos alimentos com alto teor de sal.
Ludmilla e Brunna, a história de amor que está a conquistar o Brasil. Veja o vídeo:
Mais alimentos ricos em potássio na dieta.
Outra dica de Kanani passa por incluir na dieta alimentos ricos em potássio, tais como vegatais, batata doce ou banana. “Alimentos que incluem níveis elevados de potássio devem ser consumidos diariamente. O potássio ajuda os rins a expelir o sódio, o que pode impactar positivamente na pressão arterial”, explica.
Dieta com gorduras saudáveis.
Deve incluir na sua dieta alimentos como peixes gordos ricos em ómega 3, como a sardinha, atum, salmão ou a truta. E isto porque as gorduras insaturadas são benéficas para o organismo e ajudam a reduzir a pressão arterial. Sementes como a linhaça são também uma opção a ter em conta.