Descubra as 10 praias mais bonitas do Algarve

Descubra as 10 praias mais bonitas do Algarve

Lifestyle

Descubra as 10 praias mais bonitas do Algarve

A escolha é obviamente subjetiva, tal a quantidade de escolhas possíveis no Algarve, mas pode ter a certeza que os locais que sugerimos são absolutamente paradisíacos.

Artigo de André Cruz Martins

18-06-2019

O Algarve recebeu o prémio de “Melhor Destino de Praia da Europa em 2019”, na cerimónia dos World Travel Awards, que decorreu no Funchal. Foi a sexta vez que o Algarve recebe esta distinção, depois de já ter sido premiado em 2012, 2013, 2015, 2016 e 2017. Ao receber o prémio, João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, sublinhou “a beleza das praias algarvias e a diversidade de paisagens naturais, que vão desde extensos areais dourados a pequenas enseadas escondidas entre as falésias”.

Leia ainda: Lodz, a cidade mais hipster da Polónia é ideal para quem tem o orçamento limitado

João Fernandes destacou ainda “a existência de 47 praias com as acessibilidades necessárias para pessoas com mobilidade condicionada e a inclusão, em muitos desses areais, de postos de prestação de cuidados de saúde disponíveis durante todo o verão”. E ainda “a implementação de boas práticas ambientais no que toca à limpeza e à preservação desses locais”. A seleção é obviamente subjetiva, tal a quantidade de escolhas possíveis, mas pode ter a certeza que os locais que sugerimos são absolutamente paradisíacos.

Praia da Fábrica (Cacela Velha)

A Praia da Fábrica, em Cacela Velha (concelho de Vila Real de Santo António), no Algarve, é presença habitual em eleições das praias mais bonitas do mundo. O acesso à praia só é possível através de um pequeno barco que o vai levar até uma ilha deserta de areias brancas.

Se a maré estiver vazia, poderá caminhar por entre as dunas até chegar à praia, enquanto passa por caranguejos, camaleões e outros animais. Depois de um dia de praia, nada melhor do que deliciar-se com umas fabulosas ostras no restaurante Casa da Igreja, no centro de Cacela.

Praia do Algar de Benagil (Lagoa)

A Praia do Algar de Benagil fica nos arredores de Lagoa, no Algarve. Encontra-se numa zona com beleza natural magnífica, em que as arribas recortadas formam grutas e algares. O mar é pouco ondulado e perfeito para passeios de barco, até praias desertas. Esta praia é essencialmente conhecida pela sua gruta, de fácil acesso e que se destaca pelas paredes de cor laranja, amarelo e brancos. A água do mar adquire uma cor azul-turquesa dentro da gruta.

Praia de Dona Ana (Lagos)

A Praia da Dona Ana, em Lagos, está situada dentro das falésias calcárias da pequena península de Ponta da Piedade. O cenário natural é fabuloso e o mar, normalmente calmo, apresenta uma tonalidade azul- turquesa. Há também bons restaurantes de praia.

É possível caminhar até a Praia da Dona Ana desde o centro histórico de Lagos, durante cerca de 20 minutos a passo moderado. Também pode utilizar um pequeno comboio ou autocarro.

Praia da Cova Redonda (Porches)

A Praia da Cova Redonda é um pequeno areal entre falésias, situado numa pequena baía a Leste da praia da Senhora da Rocha. O acesso a esta praia é feito por uma escadaria junto à estrada. Situa-se na freguesia de Porches, no concelho da Lagoa.

Destaca-se pela areia branca, pela transparência da água e pela tranquilidade. Olhando para leste, observa-se uma grande rocha que faz lembrar um navio. E por falar em rochas, há algumas que se encontram submersas no mar, por isso tenha cuidado ao nadar.

Praia de Odeceixe (Aljezur)

Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a Praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo.

Veja também: Areias do Seixo, o hotel rural que alia luxo à comunhão com a natureza

A praia apresenta uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, podendo desfrutar-se de uma paisagem fantástica no topo da suas arribas. Daqui é possível fazer observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho. A praia possui vários bares.

Praia dos 3 Irmãos (Portimão)

A Praia dos Três Irmãos é uma baía abrigada entre rochedos, situada na ponta leste do extenso areal do Alvor. Tem bares e restaurante e uma pequena gruta, onde as crianças gostam muito de brincar. É bastante longa e larga, dispondo de dunas que se mantêm nos seus lugares devido à vegetação que as rodeia. Tem parque de estacionamento, um centro de saúde, aberto durante o verão.

Praia da Ilha de Cabanas (Tavira)

A Praia da Ilha de Cabanas de Tavira tem um enorme areal com sete quilómetros de extensão, proporcionando um ambiente de grande tranquilidade. É ideal para os que gostam de praias praticamente desertas.

Para chegar a esta praia tem de apanhar um pequeno barco na Marginal de Cabanas. Curiosamente, apesar de ser uma praia pouco frequentada, tem um restaurante e toldos. O seu mar é ideal para a prática de windsurf e de vela.

Praia do Burgau (Vila de Bispo)

A Praia do Burgau fica na localidade como mesmo nome, no município de Vila do Bispo. O seu areal estende-se ao longo de uma pequena enseada abrigada, que também funciona como porto de pesca. Tem restaurantes onde pode deliciar-se com pratos de peixe fresco e de polvo e possui belas falésias. Nas falésias, encontra-se uma fortificação do século XVII e as ruínas de uma torre elevada do século XVI.

Praia da Ilha de Culatra (Faro)

Esta praia situa-se no extremo nascente da ilha da Culatra, uma pequena povoação de pescadores. Aliás, na baixa-mar, encontramos muitas embarcações de pesca e mariscadores. Para chegar à praia atravessa-se a povoação e depois um passadiço com cerca de 500 metros de extensão. A praia da Ilha da Culatra destaca-se pela rica flora dos campos de dunas e pelas águas tranquilas e quentes, devido aos ventos de leste. Existem carreiras regulares de barco a partir de Faro (apenas no verão) e de Olhão (durante todo o ano).

Praia da Barreta (Ilha Deserta)

A Praia da Barreta situa-se na Ilha Deserta, à entrada da Barra Nova (Barra Faro-Olhão) e faz jus ao nome, pois é pouco frequentada. Pelo caminho, vamo-nos cruzando com muitas aves que por aqui se alimentam. Esta praia tem qualquer coisa como 11 quilómetros de extensão, onde beneficiamos de total silêncio e tranquilidade. No areal não faltam amêijoas, búzios e conchas. Existe um cordão dunar que mantém a vegetação original e que ajuda preservar a fauna de borrelhos, garajaus, andorinhas do mar, gaivinas e chiretas.

Percorra a galeria e veja fotos das 10 praias mais bonitas do Algarve.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

18-06-2019



RELACIONADOS