É comum ficar com os pés frios? Se andar com os pés gelados é uma realidade para si, poderá ser apenas um efeito dos dias mais frios. Ainda assim, existe a possibilidade de que seja sinal de que algo não está bem com a sua saúde. O alerta chega em forma de um artigo publicado no Harvard Health.
Leia ainda: 7 efeitos negativos e perigosos do consumo de bebidas alcoólicas
De acordo com o site, os pés frios podem ser “uma resposta normal do corpo” para alguns problemas de saúde. “Alguns investigadores acreditam que ter pés frios é uma caraterística heriditária”, pode ler-se também no artigo. Ainda assim, existem alguns dados que deverá ter em mente. Como refere Dina Gohil, fundadora da DG Podiatrist, em Londres, Inglaterra.
“Pés frios geralmente são resultado da má circulação no corpo”
“Pés frios geralmente são resultado da má circulação no corpo, o que significa que o sangue quente pode não chegar aos pés de forma regular”, explica a especialista à FEMAIL. “Portanto, os seus pés inevitavelmente ficarão mais frios do que o resto do corpo”, prossegue. “No entanto, existem outras razões para os pés frios, que podem incluir: anemia, diabetes, síndrome de Raynaud, hipotireoidismo e outras causas menos comuns”, acrescenta. Caso esteja preocupado com estes cenários, a especialista aconselha que visite o seu médico. Além disso, Dina Gohil partilha ainda sete sugestões para que fique com os pés mais quentes.
1 – Massajar os pés;
2 – Usar meias de lã merino em vez de algodão;
3 – Usar calçado que retenha calor;
4 – Experimentar uma cama térmica para os pés;
5 – Experimentar um aquecedor de dedos;
6 – Usar calçado impermeável nos dias de chuva e
7 – Diminuir o consumo de cafeína, pois “faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que pode limitar o fluxo sanguíneo para as extremidades”.
Fotos: Shutterstock