Quando o tema da conversa é dormir, existem dois detalhes que se destacam. Primeiro, as horas de sono indicadas para a idade. E depois, a qualidade do colchão. Isto faz com que muitos desvalorizem por completo as almofadas. Aquilo que poderá ser uma surpresa para muito é que a almofada em que deita a cabeça tem um grande impacto em vários pormenores. Que vão da qualidade do sono à saúde a longo prazo.
Leia ainda: Este hábito noturno é sinal de que está mais perto de sofrer AVC
De acordo com Mehss, uma médica muito popular no mundo virtual, a altura das almofadas é um pormenor ao qual as pessoas devem prestar muita atenção. “Dormir com uma almofada alta pode potencialmente levar a problemas de pele, como rugas, acne, irritação da pele e inchaço ou bolsas sob os olhos devido ao aumento da pressão, acumular de bactérias, fricção, acumular de fluidos, rigidez no pescoço, entre outros”, refere num vídeo que se tornou viral.
“Uma almofada alta empurra o queixo em direção ao peito, criando um vinco persistente na pele”
Em conversa com o The Indian Express, o médico Palleti Reddy revela o que pode acontecer à pele quando opta por dormir com uma almofada alta. “Uma almofada alta empurra o queixo em direção ao peito, criando um vinco persistente na pele. Essa dobra repetida pode levar ao desenvolvimento de rugas permanentes, especialmente no pescoço e na parte inferior do rosto”, explica. Referindo ainda que o ângulo não natural do pescoço acaba por comprimir os vasos sanguíneos e os canais linfáticos. “Isso pode dificultar o fluxo sanguíneo, levando à diminuição do fornecimento de oxigénio e nutrientes às células da pele, potencialmente acelerando o envelhecimento. Também pode prejudicar a drenagem linfática, causando o acumular de fluidos e resultando num inchaço, principalmente ao redor dos olhos”, diz.
“A pressão e o atrito constantes podem comprometer a função de barreira natural da pele”
Mas há mais a ter em conta. Pois o contacto prolongado com a almofada faz com que transfira óleo, sujidade e bactérias para a pele. Sendo que existe a forte possibilidade de ficar com os poros obstruídos, o que pode levar a surtos de acne. Realce ainda para o facto de que dormir num travesseiro alto pode fazer com que piore uma acne já existente. “A pressão e o atrito constantes podem comprometer a função de barreira natural da pele, tornando-a mais suscetível a que fique seca, irritação e infeções”. Dormir com uma almofada que não seja a melhor para si também tem efeitos negativos na saúde da coluna vertebral a longo prazo. O médico destaca: espondilose cervical, compressão do nervo, dor e desconforto crónicos e problemas de postura.
O que fazer?
Posto isto, o que fazer? O médico recomenda que opte pela almofada ideal para si. “O segredo é escolher uma almofada que mantenha a curvatura natural do pescoço, evitando tensão e desalinhamento. Almofadas de espuma viscoelástica, almofadas de contorno e travesseiros ajustáveis ??são frequentemente recomendados por ortopedistas”, refere. Caso a rigidez ou dor no pescoço sejam uma constante, poderá procurar a ajuda de um fisioterapeuta. Na escolha da almofada deverá ter em conta a posição em que costuma dormir. “Almofadas com camadas ajustáveis ??permitem que personalize a altura para conforto e necessidades de alinhamento da coluna. Isso é especialmente benéfico para indivíduos com posições de sono variadas ou aqueles que experimentam mudanças nas preferências ao longo do tempo”, termina.
Fotos: Shutterstock