Falar de mexer no nariz e posteriormente levar os dedos à boca é um hábito frequentemente associado às crianças. Mas esta é uma ideia que está errada, pelo menos parte dela. Um estudo recente deu a conhecer que 91% dos adultos tem o hábito incontrolável (e regular) de mexer no nariz. Só falta mesmo saber a percentagem que leva os dedos à boca com aquilo que retirou do nariz.
Leia ainda: Fique a saber se deverá trocar o café pelo descafeinado
Sendo que as pessoas que gostam de comer aquilo que retiraram do nariz estão a protagonizar um hábito perigoso. Como salienta o Business Insider, os pelos do nariz acabam por ser uma barreira protetora contra germes. Ou seja, ao inspirar as pessoas absorvem bactérias e sujidade que acaba por ficar preso nos pelos. A continuação da respiração, bem como o ar, faz com que o muco fique sólido.
Ao inspirar as pessoas absorvem bactérias e sujidade
Quando come aquilo a que vulgarmente se chama macacos, está na realidade a degustar um snack infetado por bactérias. Algo que faz com que sejam libertados patógenos nocivos no sistema. Algo que se traduz num risco de infeção. Visto como um hábito nervoso, existem alguns truques para deixar de mexer no nariz. Que passam por manter as mãos ocupadas com, por exemplo, uma bola antisstress. Caso este hábito leve ao sangramento e problemas respiratórios, deverá consultar um médico.
Fotos: Shutterstock