Quantas peças de fruta deve comer por dia? Nós respondemos

Quantas peças de fruta deve comer por dia? Nós respondemos

Lifestyle

Quantas peças de fruta deve comer por dia? Nós respondemos

A quantidade de fruta que devemos consumir por dia é uma preocupação de muitos e nós obtivemos a resposta (ainda que não seja unânime).

Artigo de Equipa Paraeles

09-07-2019

A fruta é, justamente, associada a uma alimentação mais saudável. Isto por conta dos inúmeros benefícios que traz para a saúde de quem a consome. No entanto, não se pode dissociar também o teor de açúcar presente nestes alimentos – a denominada frutose –  que, ingerida em doses exageradas, pode ser prejudicial.

Leia também: Colesterol alto: estes 5 sumos naturais ajudam a combatê-lo

Este risco exige uma maior preocupação por parte de pessoas com diabetes e outros problemas de saúde que exijam cuidados com o consumo de açúcares. É por isso importante conhecer o número de peças de fruta a consumir por dia. Segundo o site Food Matters, por exemplo, um adulto deve comer, em média, duas peças por dia. Mas esta é uma posição que não é unânime.

Veja o vídeo:

Deve comer pelo menos uma fruta rica em vitamina C

A Direção Geral de Saúde, seguindo diretivas da Organização Mundial da Saúde, aconselha um consumo mínimo de 400 gramas de frutos, hortaliças e legumes por dia. Falando concretamente em frutas, aquele órgão aconselha o consumo de entre três a cinco peças de fruta por dia, desde que cada unidade não ultrapasse os 160 gramas. Mais, diz que um destes frutos deve ser rico em vitamina C (morangos, laranjas, kiwis, etc).

Importa alertar que a frutose, no caso, não é nociva para a saúde. No entanto, e como dito anteriormente, pode trazer problemas a pessoas com problemas de saúde que envolvem o consumo de açúcar. Nestes casos, é importante discutir com o seu médico a dieta que lhe é mais favorável.

Leia ainda: Segredo para emagrecer é comer banana de manhã

Importante também é referir que as frutas são alimentos com uma variada composição nutricional, que varia de fruta para fruta. São alimentos ricos em importantes nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Um consumo de diferentes tipos de frutas irá, portanto, maximizar os benefícios para a saúde.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

09-07-2019



RELACIONADOS