É cada vez mais comum encontrar nas redes sociais todos o tipo de informações. Nas quais muitas pessoas tendem a acreditar sem qualquer hesitação. Nos últimos tempos tem circulado no mundo virtual a informação de que as pastilhas usadas na máquina de lavar louça são bastante perigosas e provocam cancro. Mas será mesmo assim?
Leia ainda: Nova moda do TikTok para perder peso rapidamente é perigosa e pode resultar em “diarreia explosiva”
A lavagem de automóvel de que todos falam
O tema é destacado pelo Leak que dá conta que de as referidas pastilhas contam com uma mistura de tensioativos, enzimas, lixívia e mais alguns produtos químicos que têm como missão acabar com a gordura, remover manchas e desinfetar a louça. E se é verdade que são bastante eficazes neste objetivo, muitos são aqueles questionam os efeitos para a saúde. Falando mesmo em cancro. É certo que ingredientes como ácido sulfúrico, que se encontram em várias fórmulas em gel, foram relacionados com perigos para a saúde. Como é o caso do cancro da laringe e dos seios nasais. Só que, salienta a publicação, estamos a falar de estudos realizados de forma isolada. Ou seja, numa exposição completamente diferente daquela que acontece com o consumidor comum. Que simplesmente pega na pastilha e coloca na máquina.
Aspetos a ter em conta
A verdade é que não existem provas científicas de que as pastilhas usadas nas máquinas de lavar louça possam causar cancro. O que pode acontecer é irritações na pele ou algumas questões respiratórias. Ainda assim, existe preocupações com fragrâncias que tendem a aparecer nos rótulos como aromas. E que podem conter ingredientes como acetaldeído, limoneno, clorometano e acetona. Também os conservantes podem apresentar alguns perigos para a saúde. Tal como os tensioativos e os corantes. Perante tudo isto, são recomendados 4 medidas para que tudo corra pelo melhor.
1 – Leia os rótulos e opte pelos mais transparentes;
2 – Utilize luvas no manuseio das pastilhas;
3 – Boa ventilação para evitar a inalação de fumos e vapores durante o funcionamento da máquina;
4 – Opte por opções amigas do ambiente.
Em jeito de conclusão, não é verdade que existam dados científicos que defendam que as pastilhas para a máquina de lavar louça provoquem cancro.
Fotos: Shutterstock