Foi no Congresso de Cozinheiros, que decorreu no Nirvana Studios, em Oeiras, que se realizou mais uma edição do concurso O Melhor Pastel de Nata. O evento consagrou a Pastelaria Aloma como aquela que tem o melhor de todos. Fundada em 1943, foi a segunda pastelaria a abrir portas no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa. Além do pastel de nata, a casa tem também fama devido aos bolos-rei.
Leia ainda: 4 formas de perceber que anda a abusar no café
E esta dieta?
Esta é a terceira vitória da Pastelaria Aloma no concurso. A casa repete assim as conquistas de 2013 e 2015. Sendo de realçar várias presenças no pódio ao longo dos anos. O segundo lugar foi entregue à Padaria da Né, localizada na Damaia, que tinha conquistado a vitória em 2021. Na disputa pelo ambicionado primeiro lugar estava ainda a Confeitaria Glória, situada na Amadora, que tinha conquistado a vitória em 2023.
Como funciona o concurso?
O Melhor Pastel de Nata é um concurso no qual podem participar todos os estabelecimentos da Área Metropolitana de Lisboa que tenham fabrico próprio. Os três primeiros de cada edição estão automaticamente nomeados para a edição do ano seguinte. O júri, presidido por Virgílio Nogueiro Gomes, contou este ano com a presença de Diogo Lopes (chef da pastelaria do Ritz Four Seasons), Lara Figueiredo (chef de pastelaria do Penha Longa Resort) e Joana Barrios (apresentadora e autora de livros de cozinha). Bem como como João Pedro Gomes (investigador e professor na área da gastronomia), Catarina Amado (Ediçõs do Gosto), Isabel Zibaia Rafael (blogger e autora de livros de cozinha), Cláudia Lima Carvalho (editora da secção Comer & Beber da Time Out Lisboa) e Domingos Soares Franco (enólogo).
Fotos: Reprodução Instagram