Passage du Gois, a estrada que chega a ficar a quatro metros de profundidade

Passage du Gois, a estrada que chega a ficar a quatro metros de profundidade

Lifestyle

Passage du Gois, a estrada que chega a ficar a quatro metros de profundidade

A Passage du Gois é uma estrada em França que liga o Golfo de Burnëf à ilha de Noirmoutier. Mas esta não é uma estrada qualquer, distinguindo-se por ficar completamente submersa pela água durante boa parte do dia.

Artigo de Equipa Paraeles

22-04-2019

A Passage du Gois é uma estrada em França que liga o Golfo de Burnëf à ilha de Noirmoutier. Mas esta não é uma estrada qualquer, distinguindo-se por ficar completamente submersa pela água durante boa parte do dia, quando a maré não está vazia. No pico da maré cheia, a estrada chega a ficar a cerca de quatro metros de profundidade.

Leia ainda: 5 capitais europeias onde pode fazer muita coisa à borla

Esta ponte é uma “causeway”, ou seja, uma ponte erguida em regiões alagadas capaz de desempenhar a função de dique, separando as correntes de água de cada lado da construção. Até ao início do século XVIII, a única forma de chegar a Noirmoutier era de barco. No entanto, há registos da existência desta ponte a partir de 1701. E partir de meados do século XIX, começou a haver um serviço regular através de cavalos. E algumas décadas mais tarde, com carros.

Miradouros evitam o pior

Devido à subida do nível das águas, as autoridades colocam painéis informativos sobre se é possível ou não atravessar a Passage du Gois. Que tem 4,1 quilómetros de extensão. A estrada funciona apenas duas vezes por dia, durante cerca de uma hora e meia em cada um desses momentos.

Veja também: 7 pontes de cortar a respiração

No entanto, de quando em vez, há condutores que decidem arriscar e dão-se mal. E a situação só não fica pior porque ao longo dos anos foram sendo instalados pequenos miradouros ao longo do percurso. Nos quais os aventureiros podem abrigar-se caso haja uma repentina elevação do nível da água.

O mais curioso é que existe uma ponte desde 1971 que faz a ligação entre o Golfo de Burnëf e a ilha de Noirmoutier. Mas muitas pessoas preferem continuar a aventurar-se, de carro ou a pé. Desde 1987 é organizada uma corrida em que o objetivo é atravessar a estrada antes que o mar a engula completamente. A largada, obviamente, é dada quando a maré está muito vazia.

Percorra a galeria e veja mais fotos da estrada Passage du Gois.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

22-04-2019



RELACIONADOS