Os melhores destinos para desfrutar da natureza

Os melhores destinos para desfrutar da natureza

Lifestyle

Os melhores destinos para desfrutar da natureza

Há destinos para todos os gostos, uns preferem cidades, outros praia, outros ainda natureza. E é nestes últimos que estamos a pensar.

Artigo de Equipa Paraeles

19-01-2024

Há destinos para todos os gostos, uns preferem cidades, outros praia, outros ainda natureza. E é nestes últimos que estamos a pensar. A eDreams, a maior agência de viagens online da Europa e líder global na venda de voos (excluindo a China), preparou uma lista com os destinos perfeitos para desfrutar do melhor que a natureza tem para oferecer. Para quem procura fugir ao movimento das cidades e recarregar energias nesta época, estes são os locais ideais para desconectar em comunhão com a natureza.

1. Ferreira do Zêzere

A eDreams sugere Ferreira do Zêzere, no Centro de Portugal, a quem não quer sair do país. Pode explorar a beleza natural da região visitando os miradouros sobre a península de Dornes, e refrescar-se numa das muitas praias fluviais ao longo da Barragem de Castelo de Bode. Para os mais ativos, o concelho dispõe de uma grande oferta de atividades náuticas, como canoagem, wakeboard, remo, mergulho e ski aquático. Os passeios de barco e os percursos pedestres são também boas opções, e a gastronomia é sem dúvida um ponto forte da região, com pratos típicos que vão desde o cabrito assado, lagostim, peixe do rio e bifinhos no chapéu até aos bolos regionais Bons Maridos e Boas Esposas.

Leia ainda: 11 lugares incríveis e desconhecidos que merecem uma visita

2. Santana (Arquipélago da Madeira)

Com uma vegetação rica e variada, a ilha da Madeira combina características tropicais e mediterrânicas, tornando-a o lugar ideal para quem se quer aventurar na natureza. O concelho de Santana, na costa norte da ilha, é conhecido pelas suas casinhas típicas de formato triangular e teto de colmo e pelas levadas e paisagens verdejantes. Com este vasto património natural e uma biodiversidade rica, o concelho foi distinguido como uma Reserva Biosfera pela UNESCO em 2011. Para além de visitar o Parque Temático da Madeira e a Reserva Natural da Rocha do Navio, pode também aventurar-se pelos percursos pedestres da Biosfera, que se estendem por mais de 120km, e conhecer os famosos pontos altos da ilha – o Pico Ruivo, o Pico das Torres e o Pico do Areeiro, todos com acesso pedonal.

3. Ilha de Skye (Escócia)

A Escócia é sempre uma excelente escolha para os amantes da natureza, e Skye, a sua ilha mais a norte, é incontornável para quem deseja ser arrebatado por cenários de cortar a respiração. Desde as características encostas escarpadas às pitorescas aldeias piscatórias e castelos medievais, esta ilha é um verdadeiro refúgio no meio da natureza. Pode também aproveitar para fazer viagens de barco e até excursões pela vida selvagem onde, se tiver sorte, poderá avistar espécies como águias marinhas (as maiores aves de rapina do Reino Unido), veados vermelhos (os maiores mamíferos terrestre do Reino Unido), lontras, golfinhos, baleias, focas, alcatrazes, águias douradas e ainda martas do pinheiro (membros raros da família das doninhas).

4. Parque Nacional de Triglav (Eslovénia)

O Parque Nacional de Triglav é um verdadeiro paraíso na terra, repleto de vistas magníficas a partir de picos altos, vales alpinos, riachos e lagos que refletem o azul do céu e uma grande diversidade de fauna e flora. Além de um património cultural muito rico, as atividades na natureza não escasseiam: poderá escalar as montanhas na companhia de um guia, caminhar por trilhos naturais deslumbrantes e pernoitar em cabanas remotas na serra. Com 840 quilómetros quadrados e situado no coração dos Alpes Julianos, este parque natural é também a casa de algumas espécies endémicas, incluindo lobos, ursos e linces, bem como de uma grande diversidade de plantas nos seus vastos prados e florestas.

5. Oregon Coast (EUA)

Com aldeias costeiras, praias, florestas e montanhas, a costa do Oregon é apreciada tanto por quem procura aventura como pelos amantes da natureza. A região estende-se por 584 quilómetros ao longo do Oceano Pacífico, oferecendo um sem fim de falésias escarpadas, montanhas cénicas e até desertos. Não pode perder as centenas de cascatas, o nono lago mais profundo da terra e as onze florestas nacionais. Para os mais aventureiros, os trilhos – com opções de dificuldade que agradam a todos – e com exuberantes paisagens panorâmicas podem ser a atividade perfeita.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

19-01-2024



RELACIONADOS