Os encantos de Pretória, a histórica cidade na África do Sul

Os encantos de Pretória, a histórica cidade na África do Sul

Lifestyle

Os encantos de Pretória, a histórica cidade na África do Sul

A melhor forma de conhecer Pretória é alugando um carro, pois alguma das principais atrações ficam afastadas do centro.

Artigo de Equipa Paraeles

29-08-2020

Pretória, cidade localizada no norte da África do Sul, não é um destino turístico de eleição como por exemplo a Cidade do Cabo. Ainda assim, há muitos lugares interessantes para visitar nesta que é uma das três capitais oficiais do país e sede do poder executivo.

Há voos de Lisboa para Pretória, mas sempre com uma escala, com duração média total entre 15 a 19 horas. A melhor forma de conhecer Pretória é alugando um carro, pois alguma das principais atrações ficam afastadas do centro.

Dois locais históricos

Uma das principais atrações de Pretória é o Voortrekker Monument & Heritage Site. Conta os detalhes da grande migração dos colonos europeus para o interior do país. Esse facto gerou muitos conflitos entre brancos e os negros das tribos nativas. Houve duas regiões que foram fundadas por esses colonizadores, New Orange e Transvaal e assim nasceu a República Bôer. No seu redor, existe um parque de dimensões consideráveis, ideal para um passeio.

Leia ainda: Matera, a cidade italiana que é famosa por causa de cavernas

Outro local histórico imperdível o Union Buildings, a residência oficial e sede do gabinete do Presidente da África do Sul. O prédio construído em arenito, em estilo vitoriano, tem cerca de 285 metros de fachada e possui forma circular, com asas laterais. Estas asas representam a união do povo que antes estava dividido e as duas línguas mais faladas do país, o inglês e o africâner.

Há várias áreas abertas ao público nesta que é considerada quase unanimemente no país como a maior obra arquitetónica da África do Sul. É igualmente famoso pelo magnífico jardim, onde só existem espécies da flora sul-africana. O jardim costuma acolher diversas manifestações artísticas num anfiteatro com capacidade para nove mil lugares.

Church Square, o centro histórico

Church Square é o centro histórico da cidade. É lá que fica o célebre Palácio da Justiça, onde Nelson Mandela e outros membros da ANC foram julgados por traição. No centro da praça fica a estátua de Paul Kruger, um dos mais míticos presidente da África do Sul. Em Church Square, visite ainda o Museu de Arte de Pretória. Apesar da pequena dimensão, é muito interessante, contando apenas com obras de artistas africanos.

Reserva Natural de Groenkloof

Se estiver em Pretória, não deixe de passar uma manhã ou uma tarde na Reserva Natural de Groenkloof, que fica a apenas 7 quilómetros. Nesta reserva natural vai cruzar-se com animais como zebras e girafas. Existem pistas para bicicleta de montanha (atenção que o nível é muito exigente), trilhos para hiking e para 4×4. Se desejar, pode ainda andar a cavalo. Esta foi a primeira reserva natural na África do Sul, tendo sido proclamada em 1895, pelo presidente Kruger, que na altura conduzia os destinos do país.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Pretória.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

29-08-2020



RELACIONADOS