Os 10 erros mais cometidos na hora de ir tomar banho

Os 10 erros mais cometidos na hora de ir tomar banho

Lifestyle

Os 10 erros mais cometidos na hora de ir tomar banho

Desde o abuso da água quente até à forma como secamos o corpo, existem erros que provavelmente está a cometer quando toma banho.

Artigo de Bruno Seruca

12-09-2018

Tomar banho é algo que faz parte das rotinas diárias de todos nós. Ou que deveria fazer. E há muitos anos que homens e mulheres tomam banho (ou duche) sempre da mesma forma. Seguindo conselhos que vão passando de pessoa para pessoa. Mas será que estamos a fazer tudo bem? Ou aquilo que ouvimos dizer poderá ser um erro. Ou vários. Fique a conhecer os 10 erros mais frequentes na hora de ir tomar banho.

Mas antes dos erros vamos começar por abordar algumas ideias que devem estar bem presentes na memória de todos. Não se deixe encantar (pelo menos em demasia) por aromas excessivamente exagerados pois é algo que poderá, quando usado em abundância, ser prejudicial para a pele. Recorde-se de que quando vai tomar banho é para lavar todo o corpo. Não desvalorize zonas como partes íntimas, atrás das orelhas e umbigo. Se faz a barba/depilação durante o banho, não use a mesma lâmina durante meses. Tenha em conta os 10 minutos, pois mais do que isso é um exagero para a pele. Agora, vamos aos erros.

Abusar da água quente é um erro bastante frequente

1 – Exagero
Começámos por dizer que deveria ter em conta algumas zonas do corpo que tendem a ser desvalorizadas durante o banho. Agora, dizemos para não ser exagerado durante o banho. Ou seja, se ficar muito tempo a esfregar a mesma zona do corpo, os produtos utilizados podem tirar óleos naturais existentes na pele. Os especialistas defendem que a quantidade de gel de banho equivalente a uma moeda de 10 cêntimos é suficiente para produzir espuma para lavar todo o corpo. O mesmo se aplica ao champô pois menos do que a palma da mão é suficiente.

2 – Lavar a cabeça diariamente
Devemos ou não lavar a cabeça diariamente? A resposta é não! Porque o champô tem como missão retirar óleos e higienizar o cabelo. Mas o excesso pode secar os folículos capilares, algo que pode partir os fios de cabelo e provocar caspa. O ideal é lavar o cabelo não mais do que três vezes por semana.

3 – Condicionador é coisa de mulher
Não existe uma resposta única para o número de vezes que devemos lavar a cabeça com condicionador, mas é um erro pensar que é algo apenas que as mulheres devem fazer.

4 – Uso excessivo da esponja
Existe a tendência para usar e abusar da esponja com que esfregamos o corpo. Mas quando exageramos, estamos a abrir os poros, fazendo com que fiquem expostos a bactérias. O ideal é fazer movimentos suaves.

Lavar a cara com água fria é uma excelente forma de terminar o banho

5 – Ignorar a água fria
Existem muitos benefícios em recorrer à água fria. Acabe o duche a lavar a cara com água fria pois a baixa temperatura irá fechar os poros, prevenindo a entrada de impurezas na pele.

6 – E abusar da água quente
Água muito quente pode ser prejudicial para a pele. A circulação de sangue será maior, algo que poderá resultar em inflamações. O número de células mortas também poderá aumentar.

7 – Preguiça
Já que lavei a cabeça, vou aproveitar a espuma para me barbear, certo? Errado! Pode ser prático mas estamos a falar de produtos diferentes, com objetivos que em nada se comparam.

8 – Os pés não precisam de grandes cuidados
É verdade que os pés levam com muita água durante o duche, mas isto não implica que fiquem bem lavados. Limpe bem o peito e planta e não se esqueça de limpar entre os dedos. Também não se esqueça de os secar bem pois isso irá impedir o mau cheiro e frieiras.

9 – Acessórios mal arrumados
É a escova para as costas, a esponja para o corpo e as luvas esfoliantes. Se faz parte das pessoas que têm uma panóplia de acessórios, tenha muito cuidado onde guarda os mesmos. Se os deixa no chão do chuveiro, é meio caminho andado para transportar bactérias para a pele. Além disso, não abuse destes acessórios.

10 – Secar ao ar
O duche chegou ao fim e agora nada melhor do que secar ao ar. Até para não molhar muito a toalha. Se pensa assim, é melhor mudar de opinião. Vai ficar com humidade em zonas de que nem sequer se lembra. Além de que é uma forma de secar pouco higiénica. Por isso, use bem a toalha.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

12-09-2018



RELACIONADOS