Muito se tem falado do norovírus. Não só pela elevada capacidade infecciosa bem como pela resistência do vírus. Sendo que entre os sintomas estão diarreia, vómitos e febre alta. Já a transmissão pode ser feita através do consumo de alimentos e de água contaminada. Bem como do contacto com pessoas que estejam infetadas com o norovírus. Além disso, estamos perante um vírus que sobrevive em diversas superfícies durante um longo período de tempo.
Leia ainda: HMPV, o novo vírus oriundo na China que deixa mundo em alerta
Tudo isto faz com que muitas pessoas queiram saber quais os produtos de limpeza que são eficazes para aniquilar o norovírus. E será que aqueles produtos que dizem que acabam com 99,9% das bactérias funcionam? Não! Pois o norovírus faz parte do 0,1% que resiste a estes produtos. Bem como ao famoso gel para as mãos que tanto jeito deu durante a pandemia de covid-19.
O que é eficaz para acabar com o norovírus?
Sendo assim, quais os produtos que são eficazes para diminuir o risco do contágio? É importante ter em conta que o norovírus conta com uma camada de proteína que faz com que o vírus seja mais complicado de combater com os tradicionais desinfetantes. Sempre que se deparar com produtos que dizem que combatem vírus e bactérias, deverá ver a lista para perceber quais estão incluídos. De resto ,a lixívia é uma boa opção. Pode ainda optar por produtos de contenham peróxido de hidrogénio. No que à roupa diz respeito, opte por altas temperaturas e ciclos longos. E tal como acontecia com a covid-19, lave as mãos com frequência. Estes são conselhos partilhados pelo neurocirurgião Sanjay Gupta à CNN.
Fotos: Shutterstock